Esportes

DURO GOLPE

Pesquisa mostra queda no interesse em Olimpíada por conta do doping

Pesquisa mostra queda no interesse em Olimpíada por conta do doping

Redação

27/07/2016 - 10h43

Em ambiente de disputa diárias por medalhas em diversas modalidades, os Jogos Olímpicos estão sofrendo duro golpe de adversário que tem se tornado comum no esporte. De acordo com pesquisa do GlobeScan, ligado ao BBC, os problemas envolvendo doping dos atletas tem feito com que o interesse do público pelos jogos diminua consideravelmente. No Rio, a Rússia já perdeu mais de cem atletas e tem sido a grande prejudicada.

Num total de 19 mil pessoas ouvidas em 19 países, 57% dos entrevistados confirmaram que as notícias relacionadas causam um efeito negativo em suas motivações para acompanhar os Jogos Olímpicos. 

Dos 19 países participantes da pesquisa, 13 mostraram percentuais altos para o desinteresse do público. Dos seis que tiveram menos de 50% não tão afetados, apenas Brasil e Alemanha tiveram resultados de fato baixos. Apenas 35% dos alemães disseram que os escândalos de doping o fariam perder interesse pelas Olimpíadas. No Brasil, o número é de 36%.

De acordo com Doug Miller, chefe do departamento de pesquisa do GlobeScan, a pesquisa serve para mostrar a importância da Agência Mundial Antidoping (Wada).

- Os resultados da pesquisa também ressaltam a importância do papel da Agência Mundial AntiDoping desempenha na proteção da franquia olímpica.

População russa dividida

No centro dos escândalos de doping nas vésperas dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, a Rússia vê a sua população dividida sobre o assunto. De acordo com a pesquisa 49% dos entrevistados afirmaram que as notícias de atletas dopados diminuem seus interesses pelo evento. 

Países pesquisados: Canadá, Estados Unidos, Peru, Chile, Brasil, França, Inglaterra, Gana, Espanha, Quênia, , Nigéria, Coréia do Sul, Austrália, Rússia, Alemanha, Paquistão, China, Índia e Indonésia. 

*Em negrito, os países que tiveram percentuais menores do que 50% na pesquisa.

Brasileirão

Memphis treina no Corinthians e deve ter chance em clássico com o São Paulo

Após 22 dias afastado por lesão, atacante pode estrear sob o comando de Clarence Seedorf em clássico decisivo para o Corinthians, que luta para sair da zona de rebaixamento.

02/11/2026 19h00

Memphis Depay voltou a treinar com o elenco do Corinthians e pode retornar aos gramados no clássico contra o São Paulo.

Memphis Depay voltou a treinar com o elenco do Corinthians e pode retornar aos gramados no clássico contra o São Paulo. Foto: Divulgação Corinthians

Continue Lendo...

Vitória

Goiano vence etapa de Campo Grande da PBR

Natural de Campo Alegre de Goiás, o peão Elzisclay dos Santos venceu o certame neste domingo

02/11/2026 12h00

Goiano vence etapa de Campo Grande da PBR

Goiano vence etapa de Campo Grande da PBR Foto: Divulgação

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).