Esportes

LIGA MUNDIAL

Bernardinho confirma volta de Ricardinho à Seleção de vôlei

Bernardinho confirma volta de Ricardinho à Seleção de vôlei

terra

27/04/2012 - 18h40
Continue lendo...

O levantador Ricardinho está de volta à Seleção Brasileira. Seu retorno foi sacramentado na noite desta sexta-feira, quando Bernardinho divulgou os 18 jogadores relacionados para a Liga Mundial deste ano pelo site oficial da Confederação Brasileira de Vôlei.

Cinco levantadores haviam sido relacionados pelo treinador: Bruninho, agora no RJX, e Marlon (sem clube), que foram os convocados ao longo de todo o ciclo olímpico, além de William Arjona, do Sada Cruzeiro, Rapha, do Trentino (ITA), e Ricardinho, que disputou a última Superliga pelo Vôlei Futuro.

Bernardinho optou pelo corte de Marlon, William e Rapha, o que sela o retorno de Ricardinho ao time nacional. O levantador não fazia parte do time brasileiro desde 2007. À ocasião, após se desentender com o técnico da Seleção Brasileira, ele foi cortado dos Jogos Pan-Americanos e nunca foi retornou ao time verde-e-amarelo.

A reestreia de Ricardinho com a camisa brasileira ocorrerá no dia 18 de maio. Nesta data, o país faz seu primeiro dos três jogos da rodada inicial da Liga Mundial, em Toronto (CAN).
Além dos Ricardinho e Bruninho, Bernardinho também convocou outros 16 jogadores. Confira abaixo a relação completa de atletas listados para a Liga Mundial 2012.

Levantadores: Bruno (Cimed/SKY) e Ricardinho (Vôlei Futuro)
Opostos: Wallace (Sada Cruzeiro), Leandro Vissotto (Cuneo), Theo (RJX), e Renan (BMG/São Bernardo)
Centrais: Éder (Cimed/SKY), Sidão e Rodrigão (Sesi-SP) e Lucão (RJX)
Ponteiros: Giba (Cimed/SKY), Murilo (Sesi-SP), João Paulo Bravo (Arkas Spor Kulubu), Dante (RJX), Lucarelli (Vivo/Minas) e Maurício Borges (Sada Cruzeiro)
Líberos: Serginho (Sesi-SP) e Mário Junior (Vôlei Futuro)

Esportes

Cruzeiro inicia reformulação e confirma saídas de Gamarra, Eduardo e Bolasie

Contratados para a temporada atual, os três atletas tiveram trajetórias distintas no clube mineiro

18/12/2025 23h00

Bolasie, Eduardo e Gamarra

Bolasie, Eduardo e Gamarra Montagem

Continue Lendo...

O Cruzeiro oficializou a saída de três jogadores do elenco principal e deu mais um passo no planejamento para a temporada de 2026, sob o comando do técnico Tite. Bolasie, Eduardo e Gamarra não seguem no clube, decisão que já vinha sendo indicada nos bastidores e foi confirmada por meio das redes sociais.

Contratados para a temporada atual, os três atletas tiveram trajetórias distintas no clube mineiro. O meia Eduardo foi quem mais atuou, sendo frequentemente utilizado como opção no banco de reservas ao longo do ano. Já o atacante Bolasie e o zagueiro Gamarra enfrentaram maior dificuldade para ganhar espaço entre os titulares.

Emprestado pelo Athletico-PR, Gamarra teve poucas oportunidades com o até então técnico Leonardo Jardim. Em outubro, o defensor chegou a revelar publicamente o desejo de deixar o Cruzeiro, mas acabou permanecendo até o fim da temporada. Agora, ele será repassado pelo clube paranaense ao Olimpia, do Paraguai, com contrato até dezembro de 2026.

Bolasie, por sua vez, alternou momentos de participação com longos períodos fora das partidas. O atacante chegou a ficar cerca de 45 dias sem entrar em campo entre agosto e setembro, retornando apenas nas rodadas finais do Campeonato Brasileiro. Na temporada, contribuiu com quatro gols e três assistências.

Apesar da passagem curta, Bolasie ganhou identificação com a torcida pelas comemorações após as vitórias, frequentemente registradas em vídeos nas redes sociais. O atacante também protagonizou provocações ao Atlético-MG durante confrontos da Copa do Brasil, o que ajudou a ampliar sua visibilidade entre os torcedores.

Esportes

Jorginho elogia desempenho do Flamengo: 'Esse grupo merece não ser esquecido tão cedo

Substituído na etapa final, atleta não descartou a hipótese dos jogadores dos dois times terem sentido cansaço após a disputa bastante intensa durante os 120 minutos

17/12/2025 23h00

Adriano Chaves/Flamengo

Continue Lendo...

O volante Jorginho enalteceu o desempenho do time do Flamengo, apesar da derrota na final da Copa Intercontinental, nesta quarta-feira, em Al Rayyan, no Catar, após empate por 1 a 1 no tempo normal e nos pênaltis.

"Erros acontecem. Eu já errei pênalti, mas o sentimento é de orgulho. O time entregou tudo que tinha, deixou tudo em campo. Fica o gostinho amargo por ter chegado tão perto de uma vitória tão desejada. Esse grupo merece não ser esquecido tão cedo", disse o autor do gol do Flamengo, ao converter um pênalti no segundo tempo.

Jorginho, substituído na etapa final, não descartou a hipótese dos jogadores dos dois times terem sentido cansaço após a disputa bastante intensa durante os 120 minutos. "Pode ter sido. Na disputa de pênaltis é preciso ter lucidez, mas não são coisas que acontecem e ninguém tem nada a dizer."

Catarinense, de 33 anos, Jorginho chegou ao Flamengo este ano, cindo do Arsenal, da Inglaterra. Ele teve grande carreira na Europa e defendeu a seleção italiana.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).