Esportes

1 a 1

Com arbitragem polêmica, Avaí e Vasco empatam na Ressacada

Com arbitragem polêmica, Avaí e Vasco empatam na Ressacada

Terra

04/10/2015 - 12h36
Continue lendo...

Na manhã deste domingo, Avaí e Vasco duelaram na Ressacada, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro e, no encontro das duas equipes com as piores defesas do campeonato, as equipes saíram com um empate em 1 a 1. Os gols do jogo foram marcados por Nenê, de pênalti, aos 44 minutos do primeiro tempo e André Lima, aos 40 da segunda etapa. A partida ainda teve muita polêmica, com três jogadores expulsos, sendo dois do lado vascaíno e um do Avaí, além de dois pênaltis duvidosos, um para cada lado, e reclamações de outros dois.

Na próxima rodada, o Vasco recebe a Chapecoense, quinta-feira (15), às 19h30 (de Brasília) no Maracanã. O Leão por sua vez, vai até a Ilha do Retiro para enfrentar o Sport, quarta-feira (14), às 19h30 (de Brasília). A diferença de mais de dez dias entre a 29ª e a 30ª rodada, se deve a pausa que irá ocorrer no Campeonato Brasileiro em virtude das partidas da Seleção Brasileira pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo 2018. A amarelinha encara o Chile nesta quinta (08), fora de casa, e a Venezuela na próxima terça (13), em solo nacional.

O JOGO
Mesmo jogando fora de casa, o Vasco não se intimidou e logo aos sete minutos já balançou as redes, mas o lance foi anulado pelo assistente. Andrézinho recebeu enfiada de Nenê, foi até a linha de fundo e cruzou rasteiro para Leandrão, que acertou a trave. Na sequência, Andrezinho pegou o rebote e levantou na área, na cabeça de Julio dos Santos, que mandou para as redes. Entretanto, o bandeira impugnou o lance pois, no momento do cruzamento, Andrézinho estava fora de campo.

No minuto seguinte, em ataque pela direita, o Avaí respondeu. Nino Paraíba avançou pela direita e cruzou rasteiro para Léo Gamalho, que dominou e chutou no canto para uma boa defesa do goleiro Martín Silva.

A partida ficou morna e sem lances de perigo por mais de trinta minutos até que, aos 43, a arbitragem assinalou pênalti para o Vasco. Andrézinho deu um toque de chaleira para Leandrão, que invadiu a área pela esquerda e tentou fazer o corte para dentro, em cima do meia Marquinhos. O camisa dez do Avaí deu o carrinho e tomou a bola, mas ela bateu nos dois braços do veterano e o árbitro marcou a penalidade.

Na cobrança, o homem das bolas paradas, Nenê, cobrou com categoria, no lado direito do goleiro, que caiu para o canto oposto e nem saiu na foto. Este foi o quinto gol do meia desde que chegou ao Vasco.

O Avaí voltou do intervalo disposto a empatar o jogo e, logo aos 12 minutos, já teve uma boa chance de igualar o marcador. Léo Gamalho deu um belo passe para Anderson Lopes que, dentro da área, dominou e bateu de pé esquerdo. A bola passou rente a trave de Martín Silva e assustou o goleiro uruguaio.

Com 25 jogados, o Avaí tentou mais uma vez, mas nesta, Martín Silva salvou o Vasco. Romário cruzou para Léo Gamalho, que testou firme em direção ao gol, porém, em dois tempos, o goleiro vascaíno fez a defesa.

Pouco depois, o Avaí, com um pênalti, teve sua mais clara chance de empatar o jogo. Em cobrança de falta pela esquerda, Renan Oliveira cruzou e a bola pegou no braço de Mádson, único homem da barreira. A arbitragem assinalou pênalti para a revolta dos vascaínos, que alegavam que o toque havia ocorrido fora da área.

Encarregado da cobrança, Léo Gamalho pegou a bola e colocou na marca da cal. Entretanto, o “Ibrahimovic” brasileiro encheu o pé e isolou a bola para a festa dos vascaínos. O lance ainda fez com que o atacante Jorge Henrique, mesmo no banco de reservas, fosse expulso por reclamar de forma acintosa da penalidade marcada.

Aos 38 minutos, o jogo seguiu quente e, em lance disputado por Rafael Silva e Romário, os dois atletas foram expulsos. Na jogada, ambos se chocaram e trocaram empurrões.

Com 40 minutos no cronômetro, depois de muito pressionar, o Avaí finalmente chegou ao empate. André Lima recebeu na área, dominou e tocou para igualar o marcador.

André Lima incendiou a partida e ainda houve tempo para, aos 44 minutos, o centroavante quase virar o jogo. No entanto, Martín Silva se esticou todo e conseguiu evitar a virada, garantindo um ponto para a equipe de São Januário.

FICHA TÉCNICA

AVAÍ X VASCO

Local: Ressacada, em Florianópolis (SC)

Data: 4 de outubro de 2015 (Domingo)

Horário: 11h (de Brasília)

Árbitro: Luís Teixeira Rocha (RS)

Assistentes: José Javel Silveira (RS) e Rafael da Silva Alves (RS)

Renda: R$ 318.992,00

Público: 14.582

Cartões amarelos: Vágner, Romário, Éverton Silva e Marquinhos (Avaí) ; Martín Silva, Bruno Gallo, Rafael Vaz e Andrézinho (Vasco)

Cartões vermelhos: Romário (Avaí) ; Jorge Henrique e Rafael Silva (Vasco)

GOLS:

VASCO: Nenê, de pênalti, aos 44 minutos do primeiro tempo

AVAÍ: André Lima, aos 40 minutos da segunda etapa

AVAÍ: Vagner, Nino Paraíba, Antonio Carlos, Jubal e Romário; Renan (André Lima), Eduardo Neto, Everton Silva (Tinga) e Marquinhos (Renan Oliveira); Anderson Lopes e Léo Gamalho

Técnico: Gilson Kleina

VASCO: Martin Silva, Madson, Rafael Vaz, Rodrigo e Julio Cesar; Bruno Gallo (Serginho), Julio dos Santos, Andrezinho e Nenê; Jorge Henrique (Rafael Silva) e Leandrão (Anderson Salles)

Técnico: Jorginho

Esportes

Cruzeiro inicia reformulação e confirma saídas de Gamarra, Eduardo e Bolasie

Contratados para a temporada atual, os três atletas tiveram trajetórias distintas no clube mineiro

18/12/2025 23h00

Bolasie, Eduardo e Gamarra

Bolasie, Eduardo e Gamarra Montagem

Continue Lendo...

O Cruzeiro oficializou a saída de três jogadores do elenco principal e deu mais um passo no planejamento para a temporada de 2026, sob o comando do técnico Tite. Bolasie, Eduardo e Gamarra não seguem no clube, decisão que já vinha sendo indicada nos bastidores e foi confirmada por meio das redes sociais.

Contratados para a temporada atual, os três atletas tiveram trajetórias distintas no clube mineiro. O meia Eduardo foi quem mais atuou, sendo frequentemente utilizado como opção no banco de reservas ao longo do ano. Já o atacante Bolasie e o zagueiro Gamarra enfrentaram maior dificuldade para ganhar espaço entre os titulares.

Emprestado pelo Athletico-PR, Gamarra teve poucas oportunidades com o até então técnico Leonardo Jardim. Em outubro, o defensor chegou a revelar publicamente o desejo de deixar o Cruzeiro, mas acabou permanecendo até o fim da temporada. Agora, ele será repassado pelo clube paranaense ao Olimpia, do Paraguai, com contrato até dezembro de 2026.

Bolasie, por sua vez, alternou momentos de participação com longos períodos fora das partidas. O atacante chegou a ficar cerca de 45 dias sem entrar em campo entre agosto e setembro, retornando apenas nas rodadas finais do Campeonato Brasileiro. Na temporada, contribuiu com quatro gols e três assistências.

Apesar da passagem curta, Bolasie ganhou identificação com a torcida pelas comemorações após as vitórias, frequentemente registradas em vídeos nas redes sociais. O atacante também protagonizou provocações ao Atlético-MG durante confrontos da Copa do Brasil, o que ajudou a ampliar sua visibilidade entre os torcedores.

Esportes

Jorginho elogia desempenho do Flamengo: 'Esse grupo merece não ser esquecido tão cedo

Substituído na etapa final, atleta não descartou a hipótese dos jogadores dos dois times terem sentido cansaço após a disputa bastante intensa durante os 120 minutos

17/12/2025 23h00

Adriano Chaves/Flamengo

Continue Lendo...

O volante Jorginho enalteceu o desempenho do time do Flamengo, apesar da derrota na final da Copa Intercontinental, nesta quarta-feira, em Al Rayyan, no Catar, após empate por 1 a 1 no tempo normal e nos pênaltis.

"Erros acontecem. Eu já errei pênalti, mas o sentimento é de orgulho. O time entregou tudo que tinha, deixou tudo em campo. Fica o gostinho amargo por ter chegado tão perto de uma vitória tão desejada. Esse grupo merece não ser esquecido tão cedo", disse o autor do gol do Flamengo, ao converter um pênalti no segundo tempo.

Jorginho, substituído na etapa final, não descartou a hipótese dos jogadores dos dois times terem sentido cansaço após a disputa bastante intensa durante os 120 minutos. "Pode ter sido. Na disputa de pênaltis é preciso ter lucidez, mas não são coisas que acontecem e ninguém tem nada a dizer."

Catarinense, de 33 anos, Jorginho chegou ao Flamengo este ano, cindo do Arsenal, da Inglaterra. Ele teve grande carreira na Europa e defendeu a seleção italiana.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).