A chuva que castigou os pilotos da Fórmula 1 no final de semana voltou a atrapalhar na manhã deste sábado e acrescentou emoção ao treino qualificatório para o GP de Hockenheim. Em um Q3 com sucessivas trocas de pole position, Fernando Alonso, da Ferrari, conquistou o direito de largar na primeira colocação. Felipe Massa foi o melhor brasileiro, em 14°.
Sebastian Vettel, da Red Bull, ameaçou seriamente as pretensões do piloto espanhol no final do Q3, mas acabou com a segunda posição do grid. Nos últimos minutos de treino, a pista começou a secar, permitindo que os pilotos baixassem os tempos e acirrassem a briga pela pole position. Faltando dez segundos para o cronômetro zerar, Alonso, que já liderava a sessão, marcou 1min40s621. Vettel já estava em volta rápida e teve sua última chance de obter a primeira posição, mas ficou longe da marca estabelecida pelo espanhol da Ferrari.
Em terceiro ficou Mark Webber, que terá de largar em oitavo por ter sido punido com a perda de cinco posições no grid de largada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), pela mudança da caixa de câmbio. Correndo em casa, Michael Schumacher herdou a terceira posição e a terá boas chances de pódio diante da torcida alemã. Dessa forma, a segunda fila em Hockenheim será ocupada pelo heptacampeão da categoria e Nico Hulkenberg, ambos pilotos da casa.


