Esportes

Mineirão

Com pênalti defendido no fim, Cruzeiro e Atlético-MG empatam

Com pênalti defendido no fim, Cruzeiro e Atlético-MG empatam

Terra

13/09/2015 - 18h00
Continue lendo...

Victor ganhou mais um motivo para ser chamado de santo pela torcida atleticana. O jogo estava empatado em 1 a 1, quando o Cruzeiro teve um pênalti nos acréscimos. Mais uma vez, o goleiro alvinegro mostrou ser um grande pecador de pênaltis, defendeu a cobrança de Willian que manteve a igualdade no placar, em um grande clássico no Mineirão.

No primeiro tempo, o Cruzeiro soube aproveitar sua única chance com Willian e saiu em vantagem para o intervalo. Logo no começo do segundo tempo, o chileno Mena foi o expulso e, com muita valentia, o time celeste segurou a vantagem até Carlos empatar no final do segundo tempo. Victor, nos acréscimos, ainda defendeu o pênalti cobrado por Willian. Com o resultado, a Raposa fica dois pontos acima da zona de rebaixamento, enquanto que o Galo vê o Corinthians abrir cinco pontos na liderança.

Na próxima rodada, ambos os times voltam a campo na quarta-feira, às 22h (de Brasília). O Cruzeiro joga mais uma vez em casa e recebe o Vasco, no Mineirão, enquanto que Atlético-MG novamente será visitante, desta vez contra o Santos, na Vila Belmiro.

O jogo
Com o Mineirão recebendo um excelente público, o Cruzeiro começou a partida pressionando o Atlético-MG e criou a sua primeira chance aos quatro minutos. Marquinhos cobrou escanteio na área e Henrique desviou por cima.

Dois minutos depois, um grande vacilo da zaga cruzeirense. Henrique recuou a bola Bruno Rodrigo, que marcou bobeira, e Pratto fez a roubada. O argentino entrou na área, mas chutou fraco para Fábio defender. Aos oito, foi a vez de Jemerson perder a bola para Willian que passou para Alisson chutar para fora.

Com as duas equipes bem postadas no setor defensivo, ambos os times criam muito pouco e aparecem com pouca contundência no ataque até ser ultrapassada a metade do primeiro tempo quando, somente aos 29 minutos, surgiu uma nova chance de gol na partida. Marcos Rocha fez o cruzamento e Pratto, de carrinho, mandou por cima da meta de Fábio.

Sem agredir o Galo, o Cruzeiro chegou a seu gol após a zaga atleticana bater cabeça aos 37 minutos. Patric acabou desviando de cabeça para trás, e Alisson escorou para Willian. O homem do bigode foi mais rápido que Leonardo Silva e finalizou. A bola não foi tão forte, mas acabou passando por entre as pernas de Victor antes de entrar. Com 47 minutos, a Galo ainda levou perigo com Pratto, que desviou bola alçada na área, mas acabou finalizando ao lado da meta cruzeirense.

Correndo atrás do prejuízo, o Galo manteve a estratégia do primeiro tempo, de manter a posse de bola até encontrar espaços. Com cinco minutos, a equipe atleticana trabalhou a bola até Giovanni Augusto aproveitou o cruzamento para cabecear para fora.

Com sete minutos, Mena, que já tinha cartão, fez falta dura e acabou recebendo o vermelho. No minuto seguinte, Rafael Carioca deu a bola de presente para Alisson que, cara a cara com Victor, chutou fraco para o goleiro mandar para escanteio e salvar o Atlético-MG.

Com um a mais em campo, o Galo optou por explorar as jogadas aéreas, aproveitando os cruzamentos, mas também as bolas que sobravam na entrada da área. O Cruzeiro, no entanto, se mantinha firme no campo de defesa.

Com 30 minutos, o Atlético-MG finalmente chegou. Bruno Rodrigo cortou mal e a bola sobrou para Pratto finalizar. A bola ainda resvalou em Carlos, mas foi para fora. Um minuto depois, Jemerson aproveitou o escanteio para testar de dentro da pequena área, porém acabou mandando por cima.

Aos 40 minutos, Alisson lançou Fabricio que disparou pela esquerda. O lateral cruzou para Willian, mas o atacante não conseguiu a finalização. Dois minutos depois, após um bate-rebate, a bola sobrou para Charles que pegou mal na bola.

Aos 43 minutos, o Atlético-MG empatou. Dátolo cobrou escanteio na área e Carlos desviou de cabeça. A bola ainda bateu em Manoel antes de entrar. No minuto seguinte após o gol atleticano, Jemerson derruba Willian na área. Pênalti. Na cobrança, Victor defende e salva o Atlético-MG. Aos 49 minutos Fábio defendeu cobrança de Fábio e na sequência do lance, o goleiro ainda defendeu a finalização de Leonardo Silva.

Ficha Técnica 
Cruzeiro 1 x 1 Atlético-MG

Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG) 
Data: 13 de setembro de 2015 (domingo) 
Horário: 16h (de Brasília) 
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (FIFA-RS) 
Assistentes: Márcio Eustáquio Santiago (ESP-MG) e Guilherme Dias Camilo (FIFA-MG) 
Cartões Amarelos: Mena e Fabrício (Cruzeiro); Marcos Rocha, Giovanni Augusto, Leandro Donizete, Josué e Jemerson (Atlético-MG) 
Cartão Vermelho: Mena (Cruzeiro) 
GOLS: (Cruzeiro) Willian aos 37 minutos do primeiro tempo; (Atlético-MG) Carlos aos 43 minutos do segundo tempo

CRUZEIRO: 
Fábio; Ceará (Fabiano), Manoel, Bruno Rodrigo e Mena; Willians (Charles), Henrique, Cabral, Alisson e Marquinhos (Marquinhos); Willian 
Técnico: Mano Menezes

ATLÉTICO-MG: 
Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Jemerson e Douglas Santos; Rafael Carioca (Dátolo), Leandro Donizete (Josué), Patric (Carlos), Luan e Giovanni Augusto; Pratto 
Técnico: Levir Culpi

Esportes

Cruzeiro inicia reformulação e confirma saídas de Gamarra, Eduardo e Bolasie

Contratados para a temporada atual, os três atletas tiveram trajetórias distintas no clube mineiro

18/12/2025 23h00

Bolasie, Eduardo e Gamarra

Bolasie, Eduardo e Gamarra Montagem

Continue Lendo...

O Cruzeiro oficializou a saída de três jogadores do elenco principal e deu mais um passo no planejamento para a temporada de 2026, sob o comando do técnico Tite. Bolasie, Eduardo e Gamarra não seguem no clube, decisão que já vinha sendo indicada nos bastidores e foi confirmada por meio das redes sociais.

Contratados para a temporada atual, os três atletas tiveram trajetórias distintas no clube mineiro. O meia Eduardo foi quem mais atuou, sendo frequentemente utilizado como opção no banco de reservas ao longo do ano. Já o atacante Bolasie e o zagueiro Gamarra enfrentaram maior dificuldade para ganhar espaço entre os titulares.

Emprestado pelo Athletico-PR, Gamarra teve poucas oportunidades com o até então técnico Leonardo Jardim. Em outubro, o defensor chegou a revelar publicamente o desejo de deixar o Cruzeiro, mas acabou permanecendo até o fim da temporada. Agora, ele será repassado pelo clube paranaense ao Olimpia, do Paraguai, com contrato até dezembro de 2026.

Bolasie, por sua vez, alternou momentos de participação com longos períodos fora das partidas. O atacante chegou a ficar cerca de 45 dias sem entrar em campo entre agosto e setembro, retornando apenas nas rodadas finais do Campeonato Brasileiro. Na temporada, contribuiu com quatro gols e três assistências.

Apesar da passagem curta, Bolasie ganhou identificação com a torcida pelas comemorações após as vitórias, frequentemente registradas em vídeos nas redes sociais. O atacante também protagonizou provocações ao Atlético-MG durante confrontos da Copa do Brasil, o que ajudou a ampliar sua visibilidade entre os torcedores.

Esportes

Jorginho elogia desempenho do Flamengo: 'Esse grupo merece não ser esquecido tão cedo

Substituído na etapa final, atleta não descartou a hipótese dos jogadores dos dois times terem sentido cansaço após a disputa bastante intensa durante os 120 minutos

17/12/2025 23h00

Adriano Chaves/Flamengo

Continue Lendo...

O volante Jorginho enalteceu o desempenho do time do Flamengo, apesar da derrota na final da Copa Intercontinental, nesta quarta-feira, em Al Rayyan, no Catar, após empate por 1 a 1 no tempo normal e nos pênaltis.

"Erros acontecem. Eu já errei pênalti, mas o sentimento é de orgulho. O time entregou tudo que tinha, deixou tudo em campo. Fica o gostinho amargo por ter chegado tão perto de uma vitória tão desejada. Esse grupo merece não ser esquecido tão cedo", disse o autor do gol do Flamengo, ao converter um pênalti no segundo tempo.

Jorginho, substituído na etapa final, não descartou a hipótese dos jogadores dos dois times terem sentido cansaço após a disputa bastante intensa durante os 120 minutos. "Pode ter sido. Na disputa de pênaltis é preciso ter lucidez, mas não são coisas que acontecem e ninguém tem nada a dizer."

Catarinense, de 33 anos, Jorginho chegou ao Flamengo este ano, cindo do Arsenal, da Inglaterra. Ele teve grande carreira na Europa e defendeu a seleção italiana.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).