Esportes

Eliminado

Corinthians joga mal, perde nos pênaltis para o Ituano e está fora do Paulistão

Ituano segue em frente na competição, e deve enfrentar o Palmeiras

Continue lendo...

Jogando diante da torcida na Neo Química Arena, o Corinthians foi surpreendido pelo Ituano e está eliminado do Campeonato Paulista.

Em partida pelas quartas de final, neste domingo, o time do Parque São Jorge empatou por 1 a 1 no tempo normal, mas foi vencido na disputa de pênaltis por 7 a 6. Raí Ramos fez o gol dos visitantes e Paulinho anotou para o time corintiano. Jogadores experientes do elenco alvinegro, Fábio Santos, Gil e Fágner desperdiçaram suas cobranças.

O Corinthians foi para o jogo com a missão de manter uma importante escrita na Neo Química Arena. Desde que o estádio foi construído, o time do Parque São Jorge nunca havia sido eliminado nesta fase do Estadual. Eram sete classificações, sendo duas justamente nos pênaltis.

O Ituano se classificou às quartas de final do Paulistão com a pior campanha entre os classificados, com apenas 12 pontos e a 12ª colocação geral.

Além de entrar no duelo como azarão, o retrospecto não favorecia em nada o rubro-negro de Itu. A última vitória da equipe do interior diante do Corinthians foi há 16 anos, em 2007 - ano do único rebaixamento da equipe alvinegra à Série B do Brasileiro.

A dependência de Renato Augusto ficou evidente desde os primeiros minutos de partida. Paulinho, escolhido para entrar na vaga do camisa 8, não conseguiu dar a dinâmica necessária para a bola chegar com qualidade na frente. Giuliano e Adson tiveram trabalho com a marcação do Ituano, que roubou muitas bolas no meio-campo e tentava contra-atacar com toques de primeira.

Cássio fez defesaça após Gabriel Barros finalizar na pequena área. Foi o próprio goleiro, em ligação direta, que achou Yuri Alberto na frente, que bateu travado.

O Ituano teve sucesso nas roubadas de bola, mas tinha dificuldades de encaixar um bom ataque. A solução veio de fora da área. Raí Ramo abriu o placar para os visitantes após acertar um foguete de fora da área, no ângulo de Cássio. O Corinthians, empurrado pela torcida, por pouco não empatou no lance seguinte. Após triangulação na direita, Adson acertou a trave.

Atrás do placar, a equipe de Fernando Lázaro trabalhou melhor a troca de passes e conseguiu acuar o Ituano. Foi aí que Paulinho apareceu para fazer o que sabe de melhor: infiltrou no meio da zaga adversária e acertou cabeçada para o gol após cruzamento preciso de Adson, deixando o jogo em 1 a 1.

No retorno do segundo tempo, o Corinthians ensaiou uma pressão, mas esbarrou na falta de efetividade na troca de passes, com os jogadores optando por não arriscar perder a posse de bola. Aguerrido, o Ituano tentou jogadas de ataque, mas na maioria das vezes esbarrou na boa defesa corinthiana.

A melhor chance dos donos da casa veio justamente em um contra-ataque, quando Paulinho deixou Yuri Alberto na cara do gol. O camisa 9 tocou por cima do goleiro e a bola beijou a trave. O lance levantou a torcida e o time alvinegro cresceu. Minutos depois, Giuliano quase faz um golaço da intermediária.

As entradas de Maycon no lugar de Paulinho e Fausto Vera no lugar de Roni qualificaram um pouco mais a troca de passes do Corinthians, mas o time de Fernando Lázaro começou a atacar desordenadamente, cruzando a esmo a bola na área.

Faltando um minuto para encerrar o tempo regulamentar, Yuri Alberto recebeu boa bola na grande área e obrigou o goleiro Jefferson Paulino a fazer grande defesa. Nos acréscimos, Gil recebeu bola cruzada na área e ajeitou a bola de cabeça para Vera, mas o argentino perdeu um gol incrível.

Em uma emocionante disputa de pênaltis, o Corinthians chegou a ficar à frente do placar mesmo perdendo a primeira cobrança, com Fábio Santos.

O Ituano chegou a ter a chance de se classificar, mas Raí Ramos, no travessão. Nas alternadas, Fagner perdeu, mas Cássio defendeu em seguida o penal de Mário Sérgio. Na cobrança seguinte, Gil foi quem errou, mas desta vez o Ituano sacramentou a classificação com Felipe Saraiva.

Assine o Correio do Estado

Esportes

Cruzeiro inicia reformulação e confirma saídas de Gamarra, Eduardo e Bolasie

Contratados para a temporada atual, os três atletas tiveram trajetórias distintas no clube mineiro

18/12/2025 23h00

Bolasie, Eduardo e Gamarra

Bolasie, Eduardo e Gamarra Montagem

Continue Lendo...

O Cruzeiro oficializou a saída de três jogadores do elenco principal e deu mais um passo no planejamento para a temporada de 2026, sob o comando do técnico Tite. Bolasie, Eduardo e Gamarra não seguem no clube, decisão que já vinha sendo indicada nos bastidores e foi confirmada por meio das redes sociais.

Contratados para a temporada atual, os três atletas tiveram trajetórias distintas no clube mineiro. O meia Eduardo foi quem mais atuou, sendo frequentemente utilizado como opção no banco de reservas ao longo do ano. Já o atacante Bolasie e o zagueiro Gamarra enfrentaram maior dificuldade para ganhar espaço entre os titulares.

Emprestado pelo Athletico-PR, Gamarra teve poucas oportunidades com o até então técnico Leonardo Jardim. Em outubro, o defensor chegou a revelar publicamente o desejo de deixar o Cruzeiro, mas acabou permanecendo até o fim da temporada. Agora, ele será repassado pelo clube paranaense ao Olimpia, do Paraguai, com contrato até dezembro de 2026.

Bolasie, por sua vez, alternou momentos de participação com longos períodos fora das partidas. O atacante chegou a ficar cerca de 45 dias sem entrar em campo entre agosto e setembro, retornando apenas nas rodadas finais do Campeonato Brasileiro. Na temporada, contribuiu com quatro gols e três assistências.

Apesar da passagem curta, Bolasie ganhou identificação com a torcida pelas comemorações após as vitórias, frequentemente registradas em vídeos nas redes sociais. O atacante também protagonizou provocações ao Atlético-MG durante confrontos da Copa do Brasil, o que ajudou a ampliar sua visibilidade entre os torcedores.

Esportes

Jorginho elogia desempenho do Flamengo: 'Esse grupo merece não ser esquecido tão cedo

Substituído na etapa final, atleta não descartou a hipótese dos jogadores dos dois times terem sentido cansaço após a disputa bastante intensa durante os 120 minutos

17/12/2025 23h00

Adriano Chaves/Flamengo

Continue Lendo...

O volante Jorginho enalteceu o desempenho do time do Flamengo, apesar da derrota na final da Copa Intercontinental, nesta quarta-feira, em Al Rayyan, no Catar, após empate por 1 a 1 no tempo normal e nos pênaltis.

"Erros acontecem. Eu já errei pênalti, mas o sentimento é de orgulho. O time entregou tudo que tinha, deixou tudo em campo. Fica o gostinho amargo por ter chegado tão perto de uma vitória tão desejada. Esse grupo merece não ser esquecido tão cedo", disse o autor do gol do Flamengo, ao converter um pênalti no segundo tempo.

Jorginho, substituído na etapa final, não descartou a hipótese dos jogadores dos dois times terem sentido cansaço após a disputa bastante intensa durante os 120 minutos. "Pode ter sido. Na disputa de pênaltis é preciso ter lucidez, mas não são coisas que acontecem e ninguém tem nada a dizer."

Catarinense, de 33 anos, Jorginho chegou ao Flamengo este ano, cindo do Arsenal, da Inglaterra. Ele teve grande carreira na Europa e defendeu a seleção italiana.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).