Esportes

campeonato brasileiro

Cruzeiro só empata com o lanterna e segue em 16º

Cruzeiro só empata com o lanterna e segue em 16º

ul

16/11/2011 - 23h06
Continue lendo...

Em jogo muito disputado, mas com pouca qualidade, influenciado pelas posições ruins dos dois times na tabela de classificação, o Cruzeiro não conseguiu sua segunda vitória seguida e apenas empatou com o Avaí, lanterna do Brasileiro, em 0 a 0, na noite desta quarta-feira, na Ressacada. Com o empate, o time catarinense ainda não foi rebaixado para a Série B em 2012, embora tenha mínimas chances de se salvar. Beneficiado pela vitória do Corinthians sobre o Ceará, por 1 a 0, o time celeste respira na 16ª posição, com três pontos a mais que o concorrente nordestino.

O Avaí lamenta duas bolas na trave chutadas por Willian e Diego no segundo tempo, além de pelo menos duas difíceis defesas do goleiro Fábio, também na etapa final, que poderiam ter levado o time à sua quarta vitória como mandante. Como não conseguiu, a equipe da casa foi apenas a 30 pontos, mas, teoricamente, ainda pode superar times que estão fora da zona de degola, por isso ainda respira.

O Cruzeiro, que demonstrou pouca força ofensiva, apesar de enfrentar a pior defesa da competição, com 71 gols sofridos, não conseguiu superar o rival Atlético-MG, o que poderia ter acontecido caso somasse os três pontos em Florianópolis. Com o empate, passou a 38 pontos, um a menos que o time atleticano, que ainda jogará pela 35ª rodada, contra o Coritiba, nesta quinta-feira, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. “Pela situação vivida no jogo aqui, glória a Deus, o empate foi um resultado positivo”, salientou Fábio.

Em razão da péssima campanha do Avaí, que iniciou a 35ª rodada na lanterna, foi pequeno o número de torcedores que compareceu ao estádio da Ressacada. O time catarinense entrou em campo proibido de perder sob pena de ter confirmado, de forma matemática, o seu rebaixamento.

Além disso, o clube trocou dirigentes e anunciou Mauro Ovelha, que comandou a Chapecoense na conquista do título estadual deste ano, como treinador da equipe já visando a temporada 2012. Ele será apresentado nesta quinta-feira. Contra o Cruzeiro, o Avaí foi comandado pelo interino Edson Neguinho. “Enquanto tiver chances vamos lutar com dignidade”, resumiu o goleiro Felipe, após o jogo.

O primeiro tempo começou com o Avaí buscando o ataque. Logo no minuto inicial, o zagueiro Cláudio Caçapa, de cabeça, finalizou e o goleiro Fábio defendeu firme. Nos cinco minutos iniciais, o time da casa tinha concluído duas vezes, mas ambas imperfeitas. A primeira fraca e a segunda para fora, sem pontaria. Aos 14 min, a equipe catarinense teve um gol anulado, sob a alegação de impedimento, marcado por Willian.

O Cruzeiro enfrentava dificuldades para atacar. Em uma de suas poucas chegadas na etapa inicial, Leandro Guerreiro chutou de longe e o goleiro Felipe fez a defesa. O time celeste, que mais de defendeu no primeiro tempo, teve três jogadores advertidos com cartões amarelos nessa fase, sendo o terceiro do uruguaio Victorino, e ainda perdeu Léo, por contusão, aos 29 min. “Foi uma fisgadinha no posterior da coxa esquerda. Vamos ver o que vai dar”, comentou o zagueiro, ao ser substituído por Naldo.

Enquanto Lincoln aparecia bem na criação das jogadas do time catarinense, ainda que muitas vezes insistisse nas bolas aéreas, o meia Roger, que na ausência de Montillo é o principal articulador celeste, aparecia pouco. Apesar de atacar mais, o Avaí pecava na qualidade das finalizações. Na maioria das vezes faltava pontaria, quando acertava o alvo, Fábio, atuava com segurança. “A gente está tentando sair, erramos alguns passes, vamos melhorar no segundo tempo e buscar o gol”, disse o camisa 1 celeste.

O primeiro tempo terminou empatado sem gols. O treinador interino Edson Neguinho aprovou a atuação nos 45 minutos iniciais. “Nossa equipe teve mais a posse de bola, é lógico que o Cruzeiro nos contra-ataques vai criar um pouco de perigo, porque estamos atacando. Temos que jogar mais com os laterais tanto o Cléverson como o Fernandinho”, analisou. Para o volante celeste, os jogadores do Avaí estão nervosos. “É retomar a bola e ter tranquilidade, que vamos fazer o gol”, receitou Leandro Guerreiro.

Os dois times voltaram para o segundo tempo com as mesmas formações que terminaram a etapa anterior. Aos 8 min, no entanto, Vágner Mancini alterou sua equipe, escalando o paraguaio Ortigoza na vaga do lateral Vítor. Marquinhos Paraná foi deslocado para a direita, optando por três atacantes, na tentativa de aumentar o poderio ofensivo dos visitantes.

Com o passar do tempo, o ímpeto ofensivo do Avaí foi diminuindo e o Cruzeiro se aproveitou para criar boas situações, especialmente em lances de bolas paradas. Aos 18 min, por exemplo, o zagueiro Victorino chutou forte, em cobrança de falta, Felipe defendeu parcialmente, e Farías chutou para fora. Fábio também trabalhou bem, logo depois, em cabeçada de Lincoln, quando fez grande defesa. O Avaí ainda mandou duas bolas na trave. O Cruzeiro teve Naldo expulso, aos 39 min, e terminou com 10 atletas em campo.

Esportes

Cruzeiro inicia reformulação e confirma saídas de Gamarra, Eduardo e Bolasie

Contratados para a temporada atual, os três atletas tiveram trajetórias distintas no clube mineiro

18/12/2025 23h00

Bolasie, Eduardo e Gamarra

Bolasie, Eduardo e Gamarra Montagem

Continue Lendo...

O Cruzeiro oficializou a saída de três jogadores do elenco principal e deu mais um passo no planejamento para a temporada de 2026, sob o comando do técnico Tite. Bolasie, Eduardo e Gamarra não seguem no clube, decisão que já vinha sendo indicada nos bastidores e foi confirmada por meio das redes sociais.

Contratados para a temporada atual, os três atletas tiveram trajetórias distintas no clube mineiro. O meia Eduardo foi quem mais atuou, sendo frequentemente utilizado como opção no banco de reservas ao longo do ano. Já o atacante Bolasie e o zagueiro Gamarra enfrentaram maior dificuldade para ganhar espaço entre os titulares.

Emprestado pelo Athletico-PR, Gamarra teve poucas oportunidades com o até então técnico Leonardo Jardim. Em outubro, o defensor chegou a revelar publicamente o desejo de deixar o Cruzeiro, mas acabou permanecendo até o fim da temporada. Agora, ele será repassado pelo clube paranaense ao Olimpia, do Paraguai, com contrato até dezembro de 2026.

Bolasie, por sua vez, alternou momentos de participação com longos períodos fora das partidas. O atacante chegou a ficar cerca de 45 dias sem entrar em campo entre agosto e setembro, retornando apenas nas rodadas finais do Campeonato Brasileiro. Na temporada, contribuiu com quatro gols e três assistências.

Apesar da passagem curta, Bolasie ganhou identificação com a torcida pelas comemorações após as vitórias, frequentemente registradas em vídeos nas redes sociais. O atacante também protagonizou provocações ao Atlético-MG durante confrontos da Copa do Brasil, o que ajudou a ampliar sua visibilidade entre os torcedores.

Esportes

Jorginho elogia desempenho do Flamengo: 'Esse grupo merece não ser esquecido tão cedo

Substituído na etapa final, atleta não descartou a hipótese dos jogadores dos dois times terem sentido cansaço após a disputa bastante intensa durante os 120 minutos

17/12/2025 23h00

Adriano Chaves/Flamengo

Continue Lendo...

O volante Jorginho enalteceu o desempenho do time do Flamengo, apesar da derrota na final da Copa Intercontinental, nesta quarta-feira, em Al Rayyan, no Catar, após empate por 1 a 1 no tempo normal e nos pênaltis.

"Erros acontecem. Eu já errei pênalti, mas o sentimento é de orgulho. O time entregou tudo que tinha, deixou tudo em campo. Fica o gostinho amargo por ter chegado tão perto de uma vitória tão desejada. Esse grupo merece não ser esquecido tão cedo", disse o autor do gol do Flamengo, ao converter um pênalti no segundo tempo.

Jorginho, substituído na etapa final, não descartou a hipótese dos jogadores dos dois times terem sentido cansaço após a disputa bastante intensa durante os 120 minutos. "Pode ter sido. Na disputa de pênaltis é preciso ter lucidez, mas não são coisas que acontecem e ninguém tem nada a dizer."

Catarinense, de 33 anos, Jorginho chegou ao Flamengo este ano, cindo do Arsenal, da Inglaterra. Ele teve grande carreira na Europa e defendeu a seleção italiana.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).