Esportes

PARALIMPÍADA

Daniel Dias projeta pódio brasileiro todos os dias em Paris

Multicampeão paralímpico na natação veio a Campo Grande para lançar livro

Continue lendo...

Durante visita a projeto de natação paralímpica para crianças em Campo Grande, o nadador Daniel Dias, maior medalhista paralímpico do Brasil, declarou com otimismo que a delegação brasileira conseguirá chegar ao “pódio todos os dias na Paralímpiada de Paris 2024”.

“Você vai ver o Brasil muito bem em paris, tenho certeza disso, pode escrever, pódio todo o dia, a gente vai realmente trazer isso em 10 dias de competição, onde a gente vai ter bons resultados”, declarou.
Daniel de Farias Dias conquistou em sua carreira 27 medalhas nas paralímpiadas, sendo 14 delas de ouro. O atleta veio promover em Campo Grande o lançamento do seu livro “Valores de Ouro”.

Dentro do clima olímpico, Dias comentou sobre os novos talentos brasileiros que vem surgindo e estarão presentes na Paralímpiada de Paris.

“Especificamente no feminino temos bons nomes na natação, então o nosso feminino vai vir muito forte, a Carol Santiago vai puxar esta fila, mas temos também a Mariana Gesteira e a Cecilia Araújo”, disse.

No masculino, Daniel citou dois nomes paralímpicos no qual têm expectativas de pódio em Paris, sendo eles o Gabriel Araújo, o Gabrielzinho, ouro nos 200m livre e nos 50m costas e prata nos 100m costas nos Jogos Paralímpicos de Tóquio-2020, e a revelação do Brasil na modalidade, Samuel Oliveira, o Samuka, de 17 anos.

“O Samuka que é da minha categoria está batendo todos os meus recordes, e eu espero que ele realmente bata todos os recordes e possa trazer bons resultados para o Brasil”, pontuou Daniel.

No contexto geral da Paralímpiada, o atleta acredita que o Brasil têm um bom coletivo para fazer uma boa competição na natação a nas demais modalidades. 

“Estamos com um coletivo muito bom, e a gente vai ter bons resultados não só na natação, mas na paralímpiada como um todo nos esportes individuais e coletivos que vem muito forte”, declarou.

Em entrevista para o Correio do Estado, Daniel também falou sobre a evolução de investimento e de infraestrutura no paradesporto brasileiro, que vem demonstrando resultados no quadro geral de medalhas, já que na última Paralímpiada, disputada em Tóquio, em 2021, o Brasil foi o quinto colocado com 22 medalhas de ouro conquistadas de 72 no quadro geral.

“Se eu pensar desde quando eu comecei, na questão de estrutura e investimento também, a gente vai melhorando e tendo um desempenho melhor nos resultados, devido a evolução que o esporte vem tendo”, analisou.

Os Jogos Paralímpicos de Paris acontecerão de 28 de agosto a 8 de setembro. O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) anunciou todos os convocados para Paris 2024, e o Brasil terá sua maior delegação em uma edição de jogos disputada no exterior. 

Ao todo, serão 276 competidores, incluindo 253 atletas com deficiência, 17 atletas-guia, três calheiros da bocha, dois goleiros e um timoneiro.

FATOR SOCIAL

Dono de um projeto social que desenvolve novos nadadores paralímpicos, Daniel Dias também comentou que o seu livro lançado, “Valores de Ouro”, conta também sobre a importância do esporte para as crianças no ensino valores de vida importantes.

“Eu tinha um sonho de lançar este livro em um ano de Olimpíada, e aconteceu da gente lançar antes até dos jogos. Neste livro eu falo sobre os valores que aprendi no esporte e levo na minha vida, como a fé, constância, determinação, junto com alguns pontos da minha história”, disse Daniel.

O fator social de projetos voltados para as crianças com deficiência também é um ponto importante colocado pelo multicampeão paralímpico. Segundo ele, além de formar novos talentos dentro da competição olímpica,o esporte também ajuda a desenvolver a socialização dos participantes.

“O esporte transforma vidas, esta é a grande realidade. Muitas vezes a gente só olha o esporte de quatro em quatro anos, nas olímpiadas e paralímpiadas, e acreditamos que esporte é só isso, mas o esporte é muito mais que isso. Você pode conversar com pessoas que praticaram esporte na sua infância, que elas vão dizer que foi muito bacana e importante na vida delas”, declarou.

O paratleta contou que sempre o questionam com preocupação sobre investir em um projeto esportivo voltado para crianças com deficiência, se poderia faltar participantes. Para o Daniel Dias nunca, falta crianças com interesse e à procura de oportunidade de praticar esportes.

“Pode parecer que não, mas temos muitas crianças com deficiência que não querem sair de casa, mas quando chegamos com projetos esportivos a gente traz estas crianças para uma realidade de vida social de fato”, avalia.

Saiba

Na Paralímpiada de Paris-2024 Mato Grosso do Sul será representado por sete paraatletas que estão na delegação brasileira, sendo três na modalidade de atletismo, dois no judô e dois na canoagem.

Esportes

Cruzeiro inicia reformulação e confirma saídas de Gamarra, Eduardo e Bolasie

Contratados para a temporada atual, os três atletas tiveram trajetórias distintas no clube mineiro

18/12/2025 23h00

Bolasie, Eduardo e Gamarra

Bolasie, Eduardo e Gamarra Montagem

Continue Lendo...

O Cruzeiro oficializou a saída de três jogadores do elenco principal e deu mais um passo no planejamento para a temporada de 2026, sob o comando do técnico Tite. Bolasie, Eduardo e Gamarra não seguem no clube, decisão que já vinha sendo indicada nos bastidores e foi confirmada por meio das redes sociais.

Contratados para a temporada atual, os três atletas tiveram trajetórias distintas no clube mineiro. O meia Eduardo foi quem mais atuou, sendo frequentemente utilizado como opção no banco de reservas ao longo do ano. Já o atacante Bolasie e o zagueiro Gamarra enfrentaram maior dificuldade para ganhar espaço entre os titulares.

Emprestado pelo Athletico-PR, Gamarra teve poucas oportunidades com o até então técnico Leonardo Jardim. Em outubro, o defensor chegou a revelar publicamente o desejo de deixar o Cruzeiro, mas acabou permanecendo até o fim da temporada. Agora, ele será repassado pelo clube paranaense ao Olimpia, do Paraguai, com contrato até dezembro de 2026.

Bolasie, por sua vez, alternou momentos de participação com longos períodos fora das partidas. O atacante chegou a ficar cerca de 45 dias sem entrar em campo entre agosto e setembro, retornando apenas nas rodadas finais do Campeonato Brasileiro. Na temporada, contribuiu com quatro gols e três assistências.

Apesar da passagem curta, Bolasie ganhou identificação com a torcida pelas comemorações após as vitórias, frequentemente registradas em vídeos nas redes sociais. O atacante também protagonizou provocações ao Atlético-MG durante confrontos da Copa do Brasil, o que ajudou a ampliar sua visibilidade entre os torcedores.

Esportes

Jorginho elogia desempenho do Flamengo: 'Esse grupo merece não ser esquecido tão cedo

Substituído na etapa final, atleta não descartou a hipótese dos jogadores dos dois times terem sentido cansaço após a disputa bastante intensa durante os 120 minutos

17/12/2025 23h00

Adriano Chaves/Flamengo

Continue Lendo...

O volante Jorginho enalteceu o desempenho do time do Flamengo, apesar da derrota na final da Copa Intercontinental, nesta quarta-feira, em Al Rayyan, no Catar, após empate por 1 a 1 no tempo normal e nos pênaltis.

"Erros acontecem. Eu já errei pênalti, mas o sentimento é de orgulho. O time entregou tudo que tinha, deixou tudo em campo. Fica o gostinho amargo por ter chegado tão perto de uma vitória tão desejada. Esse grupo merece não ser esquecido tão cedo", disse o autor do gol do Flamengo, ao converter um pênalti no segundo tempo.

Jorginho, substituído na etapa final, não descartou a hipótese dos jogadores dos dois times terem sentido cansaço após a disputa bastante intensa durante os 120 minutos. "Pode ter sido. Na disputa de pênaltis é preciso ter lucidez, mas não são coisas que acontecem e ninguém tem nada a dizer."

Catarinense, de 33 anos, Jorginho chegou ao Flamengo este ano, cindo do Arsenal, da Inglaterra. Ele teve grande carreira na Europa e defendeu a seleção italiana.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).