Esportes

Justiça

Defesa de Robinho pede novo habeas corpus ao STF após prisão do ex-jogador

A defesa de Robinho teme que ele seja vítima de extorsão ou maus-tratos. O ex-jogador foi condenado na Itália a nove anos de prisão, e a Justiça brasileira homologou a sentença

Continue lendo...

A defesa de Robinho entrou com um novo pedido de habeas corpus no STF (Supremo Tribunal Federal). O pedido foi enviado por José Eduardo Alckmin, advogado do ex-jogador, nesta sexta-feira (22). Esta é a segunda tentativa da defesa.

"[Robinho] vem sofrendo constrangimento ilegal imposto pelo Superior Tribunal de Justiça que nos autos da HDE n°. 7.986, em que, imediatamente após a homologação da decisão estrangeira, determinou a prisão imediata mesmo sem deter a competência para tanto, fazendo-o com fundamento nas razões a seguir delineadas", diz trecho do pedido enviado pela defesa de Robinho ao STF.

Nesta quinta-feira (21), o STF negou o primeiro pedido, enviado antes mesmo da prisão ser realizada. O ministro Luiz Fux foi sorteado como relator e indeferiu o pedido no final da tarde.

Robinho foi preso na noite desta quinta-feira (21), em Santos. Ele passou por um exame de corpo de delito e uma audiência de custódia antes de ser levado para a penitenciária de Tremembé, em São Paulo.

DEFESA TEME MAUS-TRATOS E EXTORSÃO

A defesa de Robinho teme que ele seja vítima de extorsão ou maus-tratos. O ex-jogador foi condenado na Itália a nove anos de prisão, e a Justiça brasileira homologou a sentença estrangeira em sessão realizada pela Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ), realizada na última quarta-feira (20).

"É um presídio, não é uma maravilha, precisa ter precaução e não colocar em risco a integridade física dele", disse José Eduardo Alckmin, advogado de Robinho, à CNN.

O advogado afirmou ainda que a prisão só poderia acontecer após esgotadas as chances de recursos.

O CASO

Robinho e mais cinco amigos foram denunciados por estupro por uma mulher albanesa. O caso aconteceu no dia 22 de janeiro de 2013, na boate Sio Cafe, em Milão, na Itália. Até nesta sexta-feira (22), apenas ele e Ricardo Falco foram condenados.

Os outros quatro amigos de Robinho não foram condenados. Como todos já haviam deixado a Itália durante as investigações, eles não foram localizados pela Justiça para serem notificados para a audiência preliminar que aconteceu em 31 de março de 2016. Assim, o juiz resolveu separar os casos.

Em 2014, Robinho admitiu ter mantido relações sexuais com a vítima, mas negou violência sexual. Ele reforçou o discurso em 2020, em entrevista ao UOL.

Ainda em 2020, quando já havia sido condenado em primeira instância, ele acertou seu retorno ao Santos. O Peixe, no entanto, suspendeu o contrato com o atacante dias depois por causa da pressão da torcida e da imprensa pelo caso.

Em 2022, Robinho foi condenado na terceira e última instância da Justiça italiana a nove anos de prisão. Entretanto, ele nunca foi preso por já estar no Brasil, que não extradita seus cidadãos. Sendo assim, a Itália pediu para que o Brasil julgasse a possibilidade de o ex-jogador cumprir a pena em solo brasileiro.

O Ministério Público Federal se manifestou a favor da prisão de Robinho. O vice-procurador geral da República, Hindenburgo Chateaubriand, mencionou as gravações feitas pela Justiça italiana que levaram à condenação de Robinho. Essas gravações foram publicadas pela primeira vez no podcast UOL Esporte Histórias - Os Grampos de Robinho.
 

Esportes

Corinthians bate Palmeiras e se aproxima do título no Paulistão feminino

Equipes voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira (20) em Campinas

15/11/2024 19h00

Corinthians vence Palmeiras e larga na frente por título do Paulistão Feminino.

Corinthians vence Palmeiras e larga na frente por título do Paulistão Feminino. Foto: X/Paulistão Feminino

Continue Lendo...

O Corinthians largou na frente na decisão do Paulistão feminino e venceu o Palmeiras por 1 a 0 no jogo de ida disputado na tarde desta sexta-feira (15), na Neo Química Arena, para um público de 34.418 pessoas.

Com o resultado, o Corinthians fica a um empate do quarto título da temporada. Em 2024, as Brabas, que são as atuais campeãs do Paulistão, já levantaram os canecos da Supercopa do Brasil, do Brasileirão e da Libertadores.

O jogo de volta da decisão acontece na próxima quarta-feira (20), também às 15h30 (de Brasília), no Brinco de Ouro da Princesa. O duelo aconteceria inicialmente no Allianz Parque, casa do Palmeiras, dono da melhor campanha da competição, mas foi transferido para Campinas.

A escolha do local ocorreu após a PM comunicar a Federação Paulista de Futebol (FPF) que, devido ao risco de confronto entre torcidas organizadas, a finalíssima do estadual não poderia ser realizada na capital paulista, uma vez que, também no dia 20, às 11h, será disputado o jogo entre Corinthians e Cruzeiro, pelo Brasileirão masculino, na Neo Química Arena.

Foi o quinto encontro entre as equipes em 2024, e a terceira vitória do Timão. O Alvinegro já havia vencido no jogo de ida da semifinal do Brasileirão (3 a 1) e na fase de classificação do campeonato nacional (1 a 0), enquanto o Palmeiras triunfou no dérbi da primeira fase do Paulistão (2 a 1) e no jogo de volta da semi do Brasileiro.

COMO FOI O JOGO

O Palmeiras tentou adiantar a marcação para pressionar a saída de bola do Corinthians, mas a tática não funcionou. As Brabas souberem sair da pressão e enfileiraram chances de gol ao longo da etapa inicial. Aos 7min, o Timão abriu o placar com lindo gol de Gabi Zanotti, e poderia ter ampliado -ainda carimbou a trave e teve um gol anulado.

O segundo tempo foi mais equilibrado, com o Palmeiras saindo para buscar o resultado e construindo as melhores chances do jogo. Os minutos finais foram de tensão, com o Verdão pressionando as Brabas pelo empate. Diante das oportunidades de gol, o 1 a 0 ficou pouco para o que foi a partida.

GOLS E LANCES IMPORTANTES

1 x 0 (Corinthians). Após cruzamento da direita, a bola sobra do outro lado para Millene, que encontra Gabi Zanotti no meio da área. Com categoria, a camisa 10 domina de direita e finaliza de esquerda no canto direito de Kate Tapia, aos 7min de jogo.

Salva, Tapia! Gabi Portilho fez fila pela direita, invadiu a área e saiu cara a cara com Tapia. Ela finalizou de esquerda, mas a goleira palmeirense fechou o ângulo e fez grande defesa, aos 26min.

Na trave! Em linda jogada pela direita, Belinha tabelou com Vic Albuquerque, que devolveu com passe de calcanhar, no alto. A camisa 6 pegou de primeira, com força, e carimbou o travessão, aos 29min.

Não valeu! Vic recebeu na esquerda e cruzou na medida para Gabi Portilho, de primeira, finalizar para as redes, aos 49min da etapa inicial. As jogadas alvinegras comemoraram, mas a camisa 18 estava em impedimento.

Perdeeu! Em jogada bem trabalhada pelo Palmeiras, Brena cruzou da direita, a bola passou pela defesa alvinegra e sobrou limpa para Dudinha, que, de frente para o gol, finalizou por cima, perdendo ótima oportunidade aos 33min do segundo tempo.
Inacreditável ! Após cruzamento na área, Poliana finalizou de cabeça e mandou no canto esquerdo do gol. mas a jogadora do Timão tirou em cima da linha e evitou o empate, já aos 50min.

FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS 1 X 0 PALMEIRAS
Data: 15 de novembro de 2024 (sexta-feira)
Horário: 15h30 (de Brasília)
Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)
Árbitra: Edina Alves Batista
Assistentes: Fabrini Bevilaqua Costa e Juliana Vicentin Esteves
VAR: Thiago Duarte Peixoto
Cartões amarelos: Diany, Espinales (PAL); Gabi Zanotti, Mariza (COR)
Gols: Gabi Zanotti (COR), aos 7'/1ºT 

CORINTHIANS 
Lelê; Isabela, Dani Arias, Mariza e Yasmin (Paulinha); Ju Ferreira, Duda Sampaio e Vic Albuquerque (Fernandinha); Gabi Portilho (Robledo), Millene (Carol Nogueira) e Gabi Zanotti (Yaya). T.: Lucas Piccinato

PALMEIRAS
Kate Tapia; Bruna Calderan, Pati Maldaner, Poliana e Fe Palermo; Ingryd Lima (Espinales), Brena Carolina (Letícia), Yoreli Rincón (Dudinha) e Diany; Amanda Gutierres e Lais Estevam. T.: Camilla Orlando.

 

*Informações da Folhapress 
 

Novos nomes

Dorival chama laterais Alex Telles e Dodô para jogo da seleção contra o Uruguai

Último jogo do Brasil no ano será na próxima terça-feira, pelas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2026

15/11/2024 10h35

Treinador chamou nomes após baixas de Guilherme Arana e Vanderson

Treinador chamou nomes após baixas de Guilherme Arana e Vanderson Foto: CBF / Divulgação

Continue Lendo...

Dorival Júnior resolveu não correr riscos. Nesta sexta-feira, o treinador da seleção brasileira convocou de última hora os laterais Alex Telles, do Botafogo, e Dodô, da Fiorentina, para o último jogo do Brasil no ano, contra o Uruguai, na próxima terça-feira, pelas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2026.

O técnico chamou os reforços em razão das baixas recentes do lateral-direito Vanderson e do lateral-esquerdo Guilherme Arana. O primeiro levou o segundo cartão amarelo no empate por 1 a 1 com a Venezuela, na noite de quinta-feira. E Arana sofreu uma entorse no tornozelo direito durante o treino de terça, em Belém

De acordo com a CBF, ambos os convocados vão se apresentar à seleção ainda nesta sexta, em Salvador, onde a delegação brasileira desembarcou pela manhã. Na terça, o Brasil enfrentará o Uruguai na Arena Fonte Nova, na despedida da equipe nacional nesta temporada.

Vanderson vinha atuando como titular no lado direito. Até a convocação de última hora, havia a dúvida se Dorival optaria por devolver o experiente Danilo à posição de titular contra os uruguaios. No lado esquerdo, o titular é Abner. E Arana era o reserva imediato.

Trata-se da segunda convocação de Telles com Dorival. Após disputar a Copa do Mundo de 2022, o lateral voltou à seleção na Data Fifa de outubro. No entanto, havia sido preterido para a convocação para os jogos de novembro.

Dodô, por sua vez, foi chamado pela primeira vez para a seleção principal, após convocações anteriores para a equipe olímpica. Formado na base do Coritiba, ele tem 25 anos e já defendeu o Shakhtar Donetsk e o Vitória de Guimarães antes de reforçar a Fiorentina a partir de 2022.

Após o empate de quinta-feira, os jogadores terão o dia de folga e vão se reapresentar no sábado para o almoço. O primeiro treino visando a partida com o Uruguai está marcado para as 17h de sábado, no estádio Barradão.

A partida de terça vai marcar o retorno da seleção à capital baiana. O time não joga na cidade desde junho de 2019, quando empatou sem gols com a Venezuela, na Arena Fonte Nova, pela Copa América. Com o empate fora de casa, o Brasil soma 17 pontos e ocupa temporariamente a terceira colocação das Eliminatórias Sul-Americanas.

Com informações de Estadão Conteúdo

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).