Esportes

JUDÔ REGIONAL EM DESTAQUE

Dez judocas representam MS na Taça Brasil Sub-21, em Curitiba

A competição distribui pontos no ranking nacional, que serve para definir a convocação para o Campeonato Mundial Júnior

Continue lendo...

Tradicional competição disputada em Curitiba (PR), o CBI Taça Brasil Sub-21 de Judô terá 10 judocas de Mato Grosso do Sul representando o Estado no tatame nacional.

A competição acontece neste final de semana, sábado e domingo. Segundo a Confederação Brasileira de Judô há expectativa de recorde de participantes nesta edição, cerca de 470 atletas de 93 clubes devem participar, sendo este o maior número desde sua criação.

Pela Associação Yada Judô de Itaporã, Andrey da Silva Kuttert (-60kg), Rayssa Nascimento (-48kg) e Ana Carolina Ajala Spessoto (-78kg). No Judô Moura de Campo Grande, as irmãs Milena Demarco (-57kg) e Ana Clara Demarco (-63kg) também estão confirmadas. Já o Judô Futuro (Campo Grande), Nathália de Arruda (-70kg) e Elias Neto (-73kg) representam o Estado.

Marcos Paulo da Silva (-60kg) do Clube Rocha (Campo Grande), Vinícius Andrade Pacheco (-100kg) da Associação Nipo Brasileira (Campo Grande) e o Otávio Nabhan da Associação Cano (Dourados) fecham a lista dos 10 judocas do Mato Grosso do Sul que participaram da Taça Brasil Sub-21.

Dos atletas do Estado, Nathália de Arruda foi medalha de bronze na edição da Taça Brasil do ano passado na categoria -70 kg, e a Milena Demarco conquistou a medalha de ouro na competição, pela categoria -57kg, em 2022.

No ano passado, três judocas que vão disputar a Taça Brasil Sub-21, foram medalhistas do Copa Pan-Americano na categoria Júnior (sub-21). Ana Clara Demarco e Elias Neto, ambos foram prata na competição continental.

Ana Carolina Spessoto também conquistou no Pan-Americano a medalha de bronze em sua categoria.
Recentemente a atleta Nathália de Arruda foi a única judoca do Mato Grosso do Sul a disputar a Copa Europeia Sub-21, que foi disputada em Graz, na Áustria, no 5 de junho.

A judoca enfrentou três atletas na competição, da Alemanha, Israel e Servia, e foi eliminada na repescagem da categoria -70kg.

Na edição passada da Taça Brasil Sub-21, Mato Grosso do Sul foi representado por 18 judocas, de quatro clubes diferentes. 

PREPARAÇÃO

Ao Correio do Estado, o judoca Andrey Kuttert (-60kg), que disputará pela primeira vez a competição na categoria sub-21, falou sobre a ansiedade e preparação para o aguardado campeonato.

“Estou com um misto de ansiedade e ao mesmo tempo tranquilo, pois tenho treinado bastante para a competição e espero que eu consiga colocar em prática todo o treinamento. A Sensei Kely é bastante exigente nos treinos, o que é muito bom, pois nos faz dar o nosso melhor”, disse Andrey.

Segundo o atleta, que disputou neste ano torneios como o Meeting Nacional sub-21 e o Campeonato Estadual, o objetivo nesta Taça Brasil é estar entre os atletas que chegarem às finais e voltar para casa com uma medalha.

Para a Ana Carolina Spessoto (-78 kg), as expectativas são boas para a competição.

“Estou otimista. Quero lutar bem, aprender mais e pegar um pódio. Em 2023 disputei a Taça Brasil e cheguei nas disputas de medalhas, terminei a competição em quinto lugar”, declarou a atleta.

A judoca Rayssa Nascimento (-48kg) também destaca o nível de competitividade nacional.

“Acredito que vão ser lutas bastantes disputadas e difíceis, mas estou muito ansiosa e com bastante expectativa para uma competição boa”.

NACIONAL

A CBI Taça Brasil Sub-21 de Judô, vai distribuir pontos importantes no ranking nacional desta classe de idade, sendo este um dos principais critérios de convocação para estágios internacionais e para o Campeonato Mundial Júnior.

Além das disputas individuais das 14 categorias de peso, a Taça Brasil ainda terá em sua agenda, pelo segundo ano consecutivo, a eletrizante competição por equipes mistas, que neste ano contará com 12 clubes. 

Em 2023, na estreia, o grande campeão foi o Instituto Reação (RJ), em final vencida por 4x1 sobre o conterrâneo Flamengo (RJ). Já o Esporte Clube Pinheiros (SP) e o Minas Tênis Clube (MG) ficaram com as medalhas de bronze na ocasião.

A iniciativa da CBJ de introduzir as disputas por equipes nos Campeonatos Interclubes e Brasileiros da base visa fomentar e desenvolver o judô brasileiro também nesse formato, que integra o programa olímpico desde 2020 e o mundial desde 2017.

Assine o Correio do Estado

ESPORTES

Judô brasileiro termina com cinco pódios em Grand Prix da Croácia

Seleção foi representada por atletas mais jovens, depois da participação histórica do judô brasileiro nos Jogos Olímpicos de Paris

15/09/2024 23h00

Reprodução/Emanuele Di Feliciantonio/IJF

Continue Lendo...

Para o judô brasileiro, o Grand Prix de Zagreb, na Croácia, rendeu três pódios neste domingo (15), sendo dois bronzes e uma prata conquistadas pelos atletas na competição, com o País saindo do evento com cinco medalhas totais. 

Marcelo Fronckowiak levou a prata na categoria peso médio (até 90 kg), enquanto Giovanna Santos (peso pesado feminino, mais de 78 kg) e Lucas Lima (peso pesado masculino, mais de 100 kg) saíram com o bronze.

Somadas às duas medalhas conquistadas na véspera; por Gabriel Falcão (prata na categoria meio-médio, até 81 kg) e Nauana Silva (bronze no meio-médio feminino, até 63 kg), o país fechou participação subindo ao pódio cinco vezes.

Histórico

Nessa competição, a seleção foi representada por atletas mais jovens, depois da participação histórica do judô brasileiro nos Jogos Olímpicos de Paris (quatro medalhas, sendo um ouro, uma prata e dois bronzes). Fronckowiak, por exemplo, tem 24 anos.

Ele avançou até a final, quando perdeu para húngaro Peter Safrany, campeão mundial júnior, que o derrotou por ippon. Foi o melhor resultado da carreira do brasileiro em edições de Grand Prix até o momento.

Lucas Lima, de 25 anos, foi até a semifinal, quando caiu para o polonês Grzergorz Teresinski. Na disputa do terceiro lugar, ele derrotou o holandês Jelle Snippe, que acabou desclassificado por uma manobra ilegal.

O caminho de Giovanna Santos, de 23 anos, foi o mesmo. Ela parou diante da israelense Yuli Alma Mishiner na semifinal e superou a austríaca Maria Hoelwartt na disputa pelo bronze, vencendo pelo acúmulo de punições da adversária.

A próxima grande competição no circuito da Federação Internacional de Judô será o Grand Slam em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, em outubro.

 

Assine o Correio do Estado

Automobilismo

Em corrida emocionante, Piastri vence GP do Azerbaijão e segura Leclerc até o final

Na penúltima volta, Carlos Sainz e Sergio Perez brigavam pelo terceiro lugar e se chocaram em momento épico.

15/09/2024 12h32

Divulgação/ redes Sociais- Oscar Piastri

Continue Lendo...

O australiano Oscar Piastri, da McLaren, venceu o Grande Prêmio do Azerbaijão de Fórmula 1. Depois de largar na segunda posição, ele fez uma grande ultrapassagem sobre Leclerc para subir ao lugar mais alto do pódio.

Charles Leclerc, da Ferrari, que largou na pole position, terminou na segunda colocação. George Russell, da Mercedes, completou o pódio.

Primeiros colocados no Mundial de Pilotos, Max Verstappen, da Red Bull, e Lando Norris, da McLaren, terminaram na quinta e na quarta posições, respectivamente. O piloto britânico, teve motivos para comemorar, já que largou em 16º e fez grande corrida de recuperação.

Verstappen e Norris ganharam duas posições cada na última volta graças a um acidente envolvendo Carlos Sainz e Sergio Perez.

Esta foi a segunda vitória da carreira de Oscar Piastri, que também venceu GP da Hungria, nesta temporada. Curiosamente, ela veio na semana em que a McLaren admitiu que daria prioridade a Lando Norris na temporada.

Com o resultado, Norris tirou mais três pontos de diferença para Verstappen na disputa do título mundial. O britânico soma, agora, 254 pontos contra 313 do holandês. Ainda faltam sete provas para o fim da temporada.

A Fórmula 1 volta no próximo domingo (22). A próxima corrida é o GP de Singapura, no Circuito Urbano de Marina Bay, às 9h (de Brasília).

A CORRIDA
A largada foi boa para Charles Leclerc, que abriu vantagem de quase um segundo sobre Oscar Piastri ao fim da primeira volta. Na briga pelas primeiras posições, as Red Bull foram bem: Sergio Perez tomou a terceira posição de Carlos Sainz, da Ferrari, e Verstappen ficou com a quinta colocação, que estava com George Russell, da Mercedes.

O destaque da largada, no entanto, foi Lando Norris, da McLaren. Largado da 16ª posição, após um erro na classificação, o piloto britânico terminou a primeira volta no 12º lugar. Escalando rapidamente as posições, ele já era o oitavo colocado na volta 12.

Também no início da prova, os carros de Lance Stroll, da Aston Martin, e de Yuki Tsunoda, da Racing Bulls, tocaram. Pior para o piloto japonês, que teve que ir para os boxes, mas, sofrendo com um problema no assoalho, não conseguiu permanecer na pista depois da volta 15. Mais tarde, na volta 46, Lance Stroll também teve que abandonar.

A primeira rodada de paradas foi boa para Oscar Piastri, que conseguiu se aproximar de Leclerc. Na volta 20, depois de pulverizar a vantagem em relação ao monegasco, o piloto da McLaren assumiu a liderança com uma linda manobra.

Depois de ultrapassar Leclerc, Piastri não conseguiu abrir vantagem sobre Leclerc, e ainda viu Sergio Perez se aproximar. Na volta 35, a diferença entre os primeiro e o terceiro colocados era de pouco mais de 1s500.

Lando Norris fez a estratégia de apenas uma parada, e chegou a ocupar o quarto lugar enquanto esteve na pista. Depois, não conseguiu mais ultrapassagens e até perdeu posições - para Perez e Sainz. Ele parou apenas na volta 38, e voltou na sétima posição, imediatamente atrás de Max Verstappen. O britênico ainda conseguiu ultrapassar o holandêsn fim da corrida.

A briga pela liderança foi a mais emocionante da corrida até o fim. Em vários momentos, Charles Leclerc se aproximou muito e tentou a ultrapassagem, mas Oscar Piastri segurou bem a liderança para garantir o triunfo.

Na penúltima volta, Carlos Sainz e Sergio Perez brigavam pelo terceiro lugar e se chocaram. Em um episódio que quase envolveu Charles Leclerc, espanhol e mexicano abandonaram a prova e a corrida foi encerrada com safety car virtual. 

 

*Informação da Folhapress 
 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).