Esportes

BRASILEIRÃO 2019

Em jogo sofrível, CSA e Grêmio empatam sem gols no Rei Pelé

Em jogo sofrível, CSA e Grêmio empatam sem gols no Rei Pelé

RAFAEL RIBEIRO

30/07/2019 - 08h11
Continue lendo...

O Grêmio empatou nesta segunda-feira com o CSApor 0 a 0, no Rei Pelé, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. Priorizando a Libertadores, o Tricolor Gaúcho usou reservas e fez uma atuação tecnicamente abaixo da crítica. Por sua vez, os alagoanos precisam melhorar muito para permanecer na elite do futebol brasileiro.

Com o resultado, o Grêmio segue na 11ª colocação, com 16 pontos. E o CSA permanece na penúltima posição, com sete pontos.

Agora, o Tricolor Gaúcho vira a chave e foca na partida de volta das oitavas de final da Libertadores, na quinta, contra o Libertad, às 21h30 (de Brasília), no Defensores Del Chaco. Os gaúchos tem a vantagem de jogar pelo empate, derrota de um gol e até podem perder por dois tentos desde que marquem. Caso os paraguaios devolvam o placar, a decisão da vaga será nas penalidades.

Pelo Brasileiro, o Grêmio volta a campo no dia 05 agosto, segunda, quando recebe a Chapecoense, às 20h (de Brasília), na Arena. Já o CSA visita o Vasco no domingo, às 19h (de Brasília), no Kleber Andrade.

O Jogo – Os donos da casa tomaram a iniciativa, enquanto os gaúchos, usando um time de suplentes, se posicionaram na defesa. Mesmo com esforço, os alagoanos mostraram muitas limitações técnicas e dificuldade de penetração na defesa gremista.

Passado mais de 20 minutos, nenhuma das duas equipes criou uma oportunidade real de gol. Sem entrosamento, os reservas do Grêmio não conseguiram articular jogadas no ataque. Testado no Gre-Nal no meio-campo, o lateral-direito Rafael Galhardo se mostrou insuficiente para cumprir a função.

Mais uma vez o meia Luan esteve apagado em campo. Apesar de ter o gol no Gre-Nal, o seu desempenho não mudou. Aos 34, Jonatan Gómez fez jogada individual e acertou um belo chute que buscou o ângulo. Levou perigo à meta de Júlio César. Aos 36, Diego Tardelli acionou Rômulo, que bateu e Jordi defendeu com tranquilidade.

A etapa inicial tecnicamente deixou a desejar e não houve grande chance de gol para os dois times. Os lances mais perigosos foram chutes de fora da área.

Os mandantes levaram um susto no começo do segundo tempo. Aos dois, Nilton encheu o pé e assustou a meta do arqueiro gremista. Aos cinco, Luan recebeu no comando do ataque, se livrou da marcação e chutou passando muito perto do gol do CSA.

Várias faltas impediram o andamento da partida. Diego Tardelli e Pepê estavam desaparecidos em campo e sequer venceram a marcação dos mandantes. O Grêmio desperdiçou uma grande chance de abrir o placar. Aos 21, Darlan lançou para Pepê, que disparou e entrou na área, mas errou na finalização. Na cara do gol, ele tentou a cavadinha.

Para ganhar mais força ofensiva, o técnico Renato sacou Rafael Galhardo no meio-campo e fez entrar o atacante Everton. Aos 33, Pepê acionou Diego Tardelli, que chutou de forma venenosa e Jordi espalmou para escanteio.  Aos 41, Everton recebeu de Darlan na área, passou pelo marcador e cruzou por baixo, mas ninguém apareceu para tocar para o fundo das redes. Um minuto depois, Gamarra tabelou com Ricardo Bueno e recebeu livre na área, porém bateu mal.

Apesar da disposição dos times em campo, não houve uma mudança de cenário e o resultado de empate acabou sendo justo. Com mais qualidade e usando reservas, o Grêmio não soube se impor diante do CSA.

FICHA TÉCNICA
CSA 0 X 0 GRÊMIO

Local: Estádio Rei Pelé, em Maceió (AL)
Data:  29 de Julho de 2019, segunda-feira
Horário: 20 horas (de Brasília)
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN/CBF)
Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva (GO/Fifa) e Kléber Lúcio Gil (SC/Fifa)
VAR: Márcio Henrique de Gois (SP/CBF)
Cartões amarelos:  Luciano Castán, Ricardo Bueno, Didira, Jordi (CSA),Paulo Miranda, Juninho Capixaba (Grêmio)

CSA: Jordi; Dawhan, Alan Costa, Luciano Castán e Carlinhos; Nilton (Naldo), João Vitor (Jean Cléber), Jonatan Gómez e Didira; Maranhão (Rodolfo Gamarra) e Ricardo Bueno.
Técnico: Argel Fucks

Grêmio: Julio César; Léo Moura, Geromel, Paulo Miranda e Juninho Capixaba; Rômulo, Darlan, Rafael Galhardo (Everton) e Luan (Da Silva), Pepê e  Diego Tardelli (Patrick).
Técnico: Renato Gaúcho

Esportes

Cruzeiro inicia reformulação e confirma saídas de Gamarra, Eduardo e Bolasie

Contratados para a temporada atual, os três atletas tiveram trajetórias distintas no clube mineiro

18/12/2025 23h00

Bolasie, Eduardo e Gamarra

Bolasie, Eduardo e Gamarra Montagem

Continue Lendo...

O Cruzeiro oficializou a saída de três jogadores do elenco principal e deu mais um passo no planejamento para a temporada de 2026, sob o comando do técnico Tite. Bolasie, Eduardo e Gamarra não seguem no clube, decisão que já vinha sendo indicada nos bastidores e foi confirmada por meio das redes sociais.

Contratados para a temporada atual, os três atletas tiveram trajetórias distintas no clube mineiro. O meia Eduardo foi quem mais atuou, sendo frequentemente utilizado como opção no banco de reservas ao longo do ano. Já o atacante Bolasie e o zagueiro Gamarra enfrentaram maior dificuldade para ganhar espaço entre os titulares.

Emprestado pelo Athletico-PR, Gamarra teve poucas oportunidades com o até então técnico Leonardo Jardim. Em outubro, o defensor chegou a revelar publicamente o desejo de deixar o Cruzeiro, mas acabou permanecendo até o fim da temporada. Agora, ele será repassado pelo clube paranaense ao Olimpia, do Paraguai, com contrato até dezembro de 2026.

Bolasie, por sua vez, alternou momentos de participação com longos períodos fora das partidas. O atacante chegou a ficar cerca de 45 dias sem entrar em campo entre agosto e setembro, retornando apenas nas rodadas finais do Campeonato Brasileiro. Na temporada, contribuiu com quatro gols e três assistências.

Apesar da passagem curta, Bolasie ganhou identificação com a torcida pelas comemorações após as vitórias, frequentemente registradas em vídeos nas redes sociais. O atacante também protagonizou provocações ao Atlético-MG durante confrontos da Copa do Brasil, o que ajudou a ampliar sua visibilidade entre os torcedores.

Esportes

Jorginho elogia desempenho do Flamengo: 'Esse grupo merece não ser esquecido tão cedo

Substituído na etapa final, atleta não descartou a hipótese dos jogadores dos dois times terem sentido cansaço após a disputa bastante intensa durante os 120 minutos

17/12/2025 23h00

Adriano Chaves/Flamengo

Continue Lendo...

O volante Jorginho enalteceu o desempenho do time do Flamengo, apesar da derrota na final da Copa Intercontinental, nesta quarta-feira, em Al Rayyan, no Catar, após empate por 1 a 1 no tempo normal e nos pênaltis.

"Erros acontecem. Eu já errei pênalti, mas o sentimento é de orgulho. O time entregou tudo que tinha, deixou tudo em campo. Fica o gostinho amargo por ter chegado tão perto de uma vitória tão desejada. Esse grupo merece não ser esquecido tão cedo", disse o autor do gol do Flamengo, ao converter um pênalti no segundo tempo.

Jorginho, substituído na etapa final, não descartou a hipótese dos jogadores dos dois times terem sentido cansaço após a disputa bastante intensa durante os 120 minutos. "Pode ter sido. Na disputa de pênaltis é preciso ter lucidez, mas não são coisas que acontecem e ninguém tem nada a dizer."

Catarinense, de 33 anos, Jorginho chegou ao Flamengo este ano, cindo do Arsenal, da Inglaterra. Ele teve grande carreira na Europa e defendeu a seleção italiana.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).