Esportes

Adeus

Flamengo abusa dos erros, sucumbe diante do Bayern e está fora do Mundial de Clubes

Equipe rubro-negra acumulou erros na saída de bola que custaram muito caro

Continue lendo...

O Flamengo deu adeus ao Mundial de Clubes neste domingo ao ser derrotado por 4 a 2 pelo Bayern de Munique pelas oitavas de final, no Hard Rock Stadium, em Miami. Em um jogo muito movimentado, o time rubro-negro abusou das falhas, cedeu à precisão bávara e foi eliminado.

O acúmulo de erros em passes simples no campo de defesa foram cruciais para a eliminação do Flamengo. O Bayern soube se aproveitar dos lances, dominou nos momentos certos e correu riscos calculados. O time rubro-negro deixa o Mundial com uma identidade notável, de construções ofensivas e sem postura reativa. Mas a falta de flexibilidade tática e estratégica pode ter custado a classificação. Uma defesa mais coesa poderia dar mais chances aos cariocas.

No próximo sábado, às 13h (de Brasília), o Bayern de Munique medirá forças com o Paris Saint-Germain, no Mercedes-Benz Stadium, em Atlanta, para decidir quem avança para a semifinal do Mundial. Já o Flamengo retorna ao Brasil para se preparar para os próximos desafios do ano: Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores. A próxima partida deve ser no fim de semana do dia 13 de julho, contra o São Paulo.

O Bayern entrou em campo destinado a sufocar o Flamengo nos primeiros minutos. A equipe rubro-negra acumulou erros na saída de bola que custaram muito caro, cederam tiros de canto e finalizações. Aos 6 minutos, após cobrança de escanteio de Kimmich, Pulgar desviou de cabeça e marcou contra.

A desatenção na saída de bola do Flamengo presenteou os bávaros novamente. Harry Kane arriscou de fora da área, acertou o canto do goleiro Rossi e ampliou aos 9 minutos. O time rubro-negro tentou abafar suas fragilidades e reagir rapidamente, mas viu que, do outro lado, o experiente Neuer continua operando seus milagres.

O volume do Flamengo passou a ser ainda maior depois da parada para os jogadores de refrescarem do forte calor em Miami. Dessa forma, os liderados de Filipe Luís encontraram espaço para criar do lado esquerdo. Luiz Araújo cruzou, Arrascaeta desviou e deixou a bola açucarada para Gerson emendar um chute furioso sem chances para Neuer, aos 33.

Depois do susto, o Bayern armou uma blitz para chegar ao terceiro gol. Do lado direito, Luiz Araújo se desfez da bola de qualquer jeito e soltou no peito de Goretzka. O camisa 8 ajeitou, chutou de fora da área e pôde comemorar o terceiro gol, aos 41.

O Flamengo ainda teve mais uma má notícia na primeira parte. Pulgar, que já havia marcado contra, deixou o campo com suspeita de fratura no pé direito. Antes mesmo do apito final, ele foi levado ao hospital para a realização de exames de imagem.

O Flamengo voltou ao segundo tempo bem melhor que o Bayern. Com mais criatividade, arriscou chutes e buscou o gol a todo tempo. Em uma jogada pela esquerda, o cruzamento de Arrascaeta parou nas mãos de Olise. O juiz não teve dúvidas e marcou pênalti. Jorginho bateu, fez o seu primeiro gol com a camisa rubro-negra e descontou o placar, aos 9.

O script, então, se repetiu. O Bayern, preocupado pela mínima distância no marcador, começa a pressionar até guardar mais uma bola na rede em falha da saída de bola do Flamengo. Aos 27, Luiz Araújo sucumbiu à marcação, entregou a jogada ao Bayern, Kane recebeu passe preciso e concluiu para fazer o quatro do time bávaro.

Com o placar dilatado novamente, os bávaros foram mais certeiros, acalmaram os ânimos, passaram a parar os ataques do Flamengo com faltas duras e conduziram o duelo da forma como queriam até o fim da partida.

FICHA TÉCNICA

FLAMENGO 2 x 4 BAYERN DE MUNIQUE

FLAMENGO - Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro (Ayrton Lucas); Pulgar (Allan), Gerson (Wallace Yan) e Jorginho (De la Cruz); Luiz Araújo, Gonzalo Plata e Arrascaeta (Bruno Henrique). Técnico: Filipe Luís.

BAYERN DE MUNIQUE - Neuer; Laimer (Boey), Upamecano, Tah e Stanisic; Kimmich e Goretzka (Pavlovic); Olise, Gnabry (Musiala) e Coman (Sané); Harry Kane (Müller). Técnico: Vincent Kompany.

GOLS - Pulgar (contra), aos 6, Kane aos 9, Gerson aos 33, e Goretzka aos 41 minutos do primeiro tempo; Jorginho, aos 9, e Kane, aos 27 do segundo.

CARTÕES AMARELOS - Wesley, Pulgar, Allan e Plata (Flamengo); Laimer, Musiala, Kane, Kimmich e Tah (Bayern).

ÁRBITRO - Michael Oliver (Inglaterra).

RENDA - Não disponível.

PÚBLICO - 60.914 presentes.

LOCAL - Hard Rock Stadium, em Miami.

Assine o Correio do Estado

Esportes

Cruzeiro inicia reformulação e confirma saídas de Gamarra, Eduardo e Bolasie

Contratados para a temporada atual, os três atletas tiveram trajetórias distintas no clube mineiro

18/12/2025 23h00

Bolasie, Eduardo e Gamarra

Bolasie, Eduardo e Gamarra Montagem

Continue Lendo...

O Cruzeiro oficializou a saída de três jogadores do elenco principal e deu mais um passo no planejamento para a temporada de 2026, sob o comando do técnico Tite. Bolasie, Eduardo e Gamarra não seguem no clube, decisão que já vinha sendo indicada nos bastidores e foi confirmada por meio das redes sociais.

Contratados para a temporada atual, os três atletas tiveram trajetórias distintas no clube mineiro. O meia Eduardo foi quem mais atuou, sendo frequentemente utilizado como opção no banco de reservas ao longo do ano. Já o atacante Bolasie e o zagueiro Gamarra enfrentaram maior dificuldade para ganhar espaço entre os titulares.

Emprestado pelo Athletico-PR, Gamarra teve poucas oportunidades com o até então técnico Leonardo Jardim. Em outubro, o defensor chegou a revelar publicamente o desejo de deixar o Cruzeiro, mas acabou permanecendo até o fim da temporada. Agora, ele será repassado pelo clube paranaense ao Olimpia, do Paraguai, com contrato até dezembro de 2026.

Bolasie, por sua vez, alternou momentos de participação com longos períodos fora das partidas. O atacante chegou a ficar cerca de 45 dias sem entrar em campo entre agosto e setembro, retornando apenas nas rodadas finais do Campeonato Brasileiro. Na temporada, contribuiu com quatro gols e três assistências.

Apesar da passagem curta, Bolasie ganhou identificação com a torcida pelas comemorações após as vitórias, frequentemente registradas em vídeos nas redes sociais. O atacante também protagonizou provocações ao Atlético-MG durante confrontos da Copa do Brasil, o que ajudou a ampliar sua visibilidade entre os torcedores.

Esportes

Jorginho elogia desempenho do Flamengo: 'Esse grupo merece não ser esquecido tão cedo

Substituído na etapa final, atleta não descartou a hipótese dos jogadores dos dois times terem sentido cansaço após a disputa bastante intensa durante os 120 minutos

17/12/2025 23h00

Adriano Chaves/Flamengo

Continue Lendo...

O volante Jorginho enalteceu o desempenho do time do Flamengo, apesar da derrota na final da Copa Intercontinental, nesta quarta-feira, em Al Rayyan, no Catar, após empate por 1 a 1 no tempo normal e nos pênaltis.

"Erros acontecem. Eu já errei pênalti, mas o sentimento é de orgulho. O time entregou tudo que tinha, deixou tudo em campo. Fica o gostinho amargo por ter chegado tão perto de uma vitória tão desejada. Esse grupo merece não ser esquecido tão cedo", disse o autor do gol do Flamengo, ao converter um pênalti no segundo tempo.

Jorginho, substituído na etapa final, não descartou a hipótese dos jogadores dos dois times terem sentido cansaço após a disputa bastante intensa durante os 120 minutos. "Pode ter sido. Na disputa de pênaltis é preciso ter lucidez, mas não são coisas que acontecem e ninguém tem nada a dizer."

Catarinense, de 33 anos, Jorginho chegou ao Flamengo este ano, cindo do Arsenal, da Inglaterra. Ele teve grande carreira na Europa e defendeu a seleção italiana.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).