Com 41 anos de existência, o Peladão Verde, maior campeonato de times amadores do Brasil, começou neste sábado, em Manaus, com 737 clubes inscritos, sendo 506 só na categoria principal. São mais de 10 mil atletas que irão disputar, durante os próximos cinco meses, uma vaga na final. E o grande campeão pode ser um time eliminado logo nas primeiras fases da competição. Não entendeu? É que o Peladão, além de mostrar o melhor time de futebol amador da capital amazonense, ainda elege a musa mais bonita das equipes que disputam o torneio. Por isso, para chegar à final, não basta ser bom de bola. É preciso ter uma rainha bonita e disciplinada.
“Não necessariamente a candidata que vence é a mais bonita. Claro que a beleza conta, mas ser disciplinada também conta pontos na hora da escolha. Na fase final elas têm que cumprir uma série de atividades com caráter eliminatório”, explicou Kid Mahall, responsável pelo concurso de rainhas do Peladão Verde.
O Peladão Verde terá um extenso calendário de jogos em campos de várzea de Manaus nos próximos meses. As equipes se enfrentarão todos os finais de semana. Além do Peladão, que é a categoria principal, o torneio conta com o Peladinho, onde jogam times com atletas até 14 anos; Master, onde participam os quarentões, e o feminino, onde a mulherada domina as quatro linhas.
“O peladão é o torneio mais democrático que existe no Brasil. Nenhum de nossos jogos o público precisa pagar. Em 2012, na final, no saudoso estádio Vivaldo Lima (demolido para dar lugar a Arena da Amazônia), mais de 42 mil pessoas compareceram para torcer pelo grande campeão”, destacou Arnaldo Santos, coordenador geral do evento. “Somos o maior campeonato de peladas do Brasil e do mundo”, defende ele
A abertura do Peladão Verde 2013 - que aconteceu no estádio Roberto Simonsen, no bairro de São José, zona Leste - contou com a disputa dos quatro melhores times de 2012 em um torneio início. A final ficou entre Arsenal e União da Ilha da Manaus Moderna. O grande vencedor foi o time Arsenal, que venceu por 1x0.


