O Brasil começou o Campeonato Mundial de vôlei de praia com vitórias e uma derrota. Em Roma, pelo grupo B, a dupla Talita e Maria Elisa venceu a parceira da Rússia formada por Vazina e Vozakova por 2 sets a 0, com parciais de 21/14 e 21/09 em apenas 27 minutos de jogos no primeiro dia de disputas do torneio.
“Iniciamos bem o Mundial, mas é apenas o começo de uma longa caminhada. Iremos lutar pelo primeiro lugar do grupo e a vitória contra o time espanhol na rodada seguinte será fundamental para alcançarmos esse objetivo”, afirmaTalita.
A dupla nacional encara as espanholas Liliana e Baquerizo, às 11h (horário de Brasília), nesta terça-feira. As rivais das brasileiras também venceram na primeira rodada, ao fazer 2 a 0 (21/9 e 21/14) para cima de Li Yuk Lo e Rigobert, das Ilhas Maurício.
Juliana/ Larissa, principal dupla do Brasil no torneio, também venceu. Assim como Talita e Maria Elisa, elas liquidaram o jogo contra as italianas Orsi Toth e Benazzi em 27 minutos, com 2 a 0 no placar (21/7 e 21/9). Vivian/Taiana e Maria Clara e Carol completam a lista de duplas nacionais no Campeonato Mundial e estreiam nesta terça-feira.
“Essa é a competição mais difícil que disputamos ao longo da temporada, tanto que nunca conseguimos conquistar a medalha de ouro, apenas a de prata. Mas vamos fazer de tudo para mudar a história esse ano. Estamos no ciclo olímpico e conseguir a maior pontuação nessa etapa será muito importante na luta para garantir presença nos Jogos Olímpicos de Londres no ano que vem”, explicou Juliana.
Homens têm vitórias e derrota
As duplas masculinas do Brasil também jogaram nesta segunda. Bruno/Benjamim venceu Mesa/Lario, da Espanha, por 2 sets a 1 (15/21, 21/18, 23/-21). Já Thiago/Harley foi derrotado por Fuerbringer/Lucena, dos Estados Unidos, por 2 sets a 0 (21/14 e 21/17).
Pedro Solberg e Ferramenta, que substitui Pedro Cunha, ainda entram em quadra nesta segunda. Já Marcio/Ricardo, Alison/Emanuel, apontados como os favoritos do País, jogam nesta terça-feira.
O Brasil tenta voltar ao lugar mais alto do pódio no Mundial. A última medalha de ouro foi conquistada por Márcio e Fábio Luiz na edição de 2005 do torneio. Entre as mulheres, Adriana Behar e Shelda têm as conquistas mais recentes, em 1999 e 2001.


