Esportes

TÊNIS

Nadal vira sobre americano e encara rival Fognini na semi

O espanhol Rafael Nadal vibra após vencer ponto contra o norte-americano Jack Sock

GAZETA ESPORTIVA

09/10/2015 - 15h00
Continue lendo...

Oitavo colocado no ranking mundial, Rafael Nadal está a duas vitórias do bicampeonato do ATP 500 de Pequim, na China. Isso porque, na madrugada desta sexta-feira, o espanhol derrotou o norte-americano Jack Sock, número 30, de virada, por 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 6/4 e 6/3, após 2h01 de confronto e se classificou às semifinais do torneio disputado em quadras rápidas.

“Obviamente eu terminei a partida jogando melhor do que comecei. Este ano eu perdi vários jogos quando eu tinha uma vantagem. Então, ter a chance de vencer um jogo depois de começar perdendo, é importante para mim”, ressaltou o espanhol após a vitória.

Com o resultado, o nove vezes campeão de Roland Garros enfrentará, por uma vaga na decisão, Fabio Fognini (28º), classificado após derrotar o uruguaio Pablo Cuevas (37º) por 6/1, 2/6 e 6/2, O italiano tem sido uma “pedra no sapato” de Nadal nesta temporada. Em 2015, ele venceu três dos quatro emocionantes e polêmicos confrontos diante do canhoto de Mallorca.

Em fevereiro, no Rio de Janeiro, Fognini bateu Rafa nas semifinais e terminaria como vice-campeão do torneio. Na ocasião, Nadal saiu de quadra brigado com o juiz brasileiro Carlos Bernardes por ter sido advertido devido à demora em seu ritual antes do saque. Meses depois, o italiano perdeu a paciência e discutiu com o adversário durante a final do ATP de Hamburgo. O motivo: a habitual lentidão para servir. Pior para o impaciente tenista, que acabaria com o vice. O último duelo aconteceu na terceira rodada do Aberto dos Estados Unidos, onde Fognini, com uma garra não muito comum, deu o troco e eliminou Nadal após incrível virada em cinco sets.

De volta ao confronto com Sock, Nadal começou mal e foi presa fácil para o norte-americano no primeiro set. O espanhol foi quebrado logo no terceiro game da partida e depois viu o adversário sacar bem para abrir 3/1. Rafa ainda teria quatro chances para devolver a quebra, mas desperdiçou todas e ainda voltaria a ter o serviço rechaçado, perdendo a parcial por 6/3.

Campeão em Pequim na edição de 2005, Nadal reagiu de imediato. Logo no primeiro game do segundo set, ele quebrou o saque do americano e finalmente ficou à frente do rival. Depois, foi só administrar a vantagem para empatar a partida com 6/4.

O terceiro e decisivo set manteve-se equilibrado até o sétimo game, em que Nadal foi agressivo e atacou o serviço de Sock para conquistar a quebra e ficar próximo da vitória. Desanimado, o americano não teve forças para buscar uma reação e viu o ‘Touro Miura’ os outros dois games e fechar o duelo com 6/3.

Rafael Nadal e Fabio Fognini ficam frente a frente por uma vaga na decisão do ATP 500 de Pequim na madrugada deste sábado. Apesar de estar em desvantagem neste ano, o espanhol venceu cinco dos oito confrontos com o italiano.

Ferrer avança e aguarda por Djokovic

Outro espanhol que se classificou às semifinais na capital chinesa foi o David Ferrer (7º). Nesta manhã, ele não deu chances para o taiuanês Yen-Hsun Lu (100º) e venceu por 6/3 e 6/1, em apenas 1h19 de partida.

Ferrer deverá ter uma parada duríssima pela frente. Seu próximo adversário poderá ser o melhor tenista do mundo na atualidade, o sérvio Novak Djokovic (1º), que enfrenta o norte-americano John Isner (13º) ainda na manhã desta sexta-feira.

Esportes

Cruzeiro inicia reformulação e confirma saídas de Gamarra, Eduardo e Bolasie

Contratados para a temporada atual, os três atletas tiveram trajetórias distintas no clube mineiro

18/12/2025 23h00

Bolasie, Eduardo e Gamarra

Bolasie, Eduardo e Gamarra Montagem

Continue Lendo...

O Cruzeiro oficializou a saída de três jogadores do elenco principal e deu mais um passo no planejamento para a temporada de 2026, sob o comando do técnico Tite. Bolasie, Eduardo e Gamarra não seguem no clube, decisão que já vinha sendo indicada nos bastidores e foi confirmada por meio das redes sociais.

Contratados para a temporada atual, os três atletas tiveram trajetórias distintas no clube mineiro. O meia Eduardo foi quem mais atuou, sendo frequentemente utilizado como opção no banco de reservas ao longo do ano. Já o atacante Bolasie e o zagueiro Gamarra enfrentaram maior dificuldade para ganhar espaço entre os titulares.

Emprestado pelo Athletico-PR, Gamarra teve poucas oportunidades com o até então técnico Leonardo Jardim. Em outubro, o defensor chegou a revelar publicamente o desejo de deixar o Cruzeiro, mas acabou permanecendo até o fim da temporada. Agora, ele será repassado pelo clube paranaense ao Olimpia, do Paraguai, com contrato até dezembro de 2026.

Bolasie, por sua vez, alternou momentos de participação com longos períodos fora das partidas. O atacante chegou a ficar cerca de 45 dias sem entrar em campo entre agosto e setembro, retornando apenas nas rodadas finais do Campeonato Brasileiro. Na temporada, contribuiu com quatro gols e três assistências.

Apesar da passagem curta, Bolasie ganhou identificação com a torcida pelas comemorações após as vitórias, frequentemente registradas em vídeos nas redes sociais. O atacante também protagonizou provocações ao Atlético-MG durante confrontos da Copa do Brasil, o que ajudou a ampliar sua visibilidade entre os torcedores.

Esportes

Jorginho elogia desempenho do Flamengo: 'Esse grupo merece não ser esquecido tão cedo

Substituído na etapa final, atleta não descartou a hipótese dos jogadores dos dois times terem sentido cansaço após a disputa bastante intensa durante os 120 minutos

17/12/2025 23h00

Adriano Chaves/Flamengo

Continue Lendo...

O volante Jorginho enalteceu o desempenho do time do Flamengo, apesar da derrota na final da Copa Intercontinental, nesta quarta-feira, em Al Rayyan, no Catar, após empate por 1 a 1 no tempo normal e nos pênaltis.

"Erros acontecem. Eu já errei pênalti, mas o sentimento é de orgulho. O time entregou tudo que tinha, deixou tudo em campo. Fica o gostinho amargo por ter chegado tão perto de uma vitória tão desejada. Esse grupo merece não ser esquecido tão cedo", disse o autor do gol do Flamengo, ao converter um pênalti no segundo tempo.

Jorginho, substituído na etapa final, não descartou a hipótese dos jogadores dos dois times terem sentido cansaço após a disputa bastante intensa durante os 120 minutos. "Pode ter sido. Na disputa de pênaltis é preciso ter lucidez, mas não são coisas que acontecem e ninguém tem nada a dizer."

Catarinense, de 33 anos, Jorginho chegou ao Flamengo este ano, cindo do Arsenal, da Inglaterra. Ele teve grande carreira na Europa e defendeu a seleção italiana.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).