Esportes

PARIS-2024

Olimpíadas 2024: Brasil vai à final no 4x200m livre feminino após 20 anos de jejum

Última vez que o Brasil foi à final do revezamento feminino foi em Atenas-2004; no geral, o quarteto terminou a classificatória com o quinto melhor tempo

Continue lendo...

A equipe feminina de natação do Brasil teve uma excelente performance na piscina da Arena La Défense nesta quinta-feira, conseguindo se classificar para a final do revezamento 4x200 metros livre nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Composta por Gabi Roncatto, Mafê Costa, Maria Paula Heitmann e Stephanie Balduccini, a equipe brasileira terminou em quinto lugar geral, com o tempo de 7min52s81.

Com esse resultado, o Brasil quebrou um jejum de 20 anos nessa prova. A última vez que o país havia chegado à final deste revezamento foi nos Jogos de Atenas-2004, quando Joanna Maranhão, Mariana Brochado, Paula Baracho e Monique Ferreira conquistaram o sétimo lugar na final.

Nesta quinta-feira, o Brasil ficou em segundo lugar em sua bateria e em quinto lugar geral, atrás de Austrália, Hungria, China e Estados Unidos. Canadá, Grã-Bretanha e Nova Zelândia também se classificaram para a final.

"A gente estava pensando, analisando, e o foco era ficarmos entre as três nessa primeira série para garantir a vaga na final, e conseguimos a segunda posição. Então é um saldo bem positivo para o Brasil, estou muito animada para a tarde e espero melhorar", disse Maria Fernanda Costa, a Mafê, ao Sportv.

Maria Paula Heitmann, que é uma novidade em relação à equipe que terminou em quarto lugar no Mundial de Esportes Aquáticos de Doha em fevereiro, comemorou a classificação. "O objetivo era pegar a final e a tarde agora é ajustar esses detalhes para tentar melhorar o tempo", destacou Heitmann, que assumiu o lugar de Aline Rodrigues.

Stephanie Balduccini ressaltou a quebra do jejum do Brasil nessa prova. "No ano em que eu nasci esse revezamento participou de uma final olímpica. Vinte anos depois, eu posso participar. Acho que nadamos muito bem e ainda temos espaço para melhorar, o que é bom. O problema é quando não em espaço para melhorar".

A disputa por uma medalha olímpica está marcada para as 17h03 (horário de Brasília) desta quinta-feira. O Brasil ainda busca sua primeira medalha na modalidade nesta edição dos Jogos Olímpicos.

Também nesta quinta-feira, Guilherme Caribé foi eliminado nas eliminatórias dos 50 metros livre. Ele terminou em sexto lugar em sua bateria, com o tempo de 22s31, ficando em 13º lugar geral, não conseguindo avançar para as semifinais, como havia feito na prova dos 100 metros livre em Paris-2024.

Esportes

Cruzeiro inicia reformulação e confirma saídas de Gamarra, Eduardo e Bolasie

Contratados para a temporada atual, os três atletas tiveram trajetórias distintas no clube mineiro

18/12/2025 23h00

Bolasie, Eduardo e Gamarra

Bolasie, Eduardo e Gamarra Montagem

Continue Lendo...

O Cruzeiro oficializou a saída de três jogadores do elenco principal e deu mais um passo no planejamento para a temporada de 2026, sob o comando do técnico Tite. Bolasie, Eduardo e Gamarra não seguem no clube, decisão que já vinha sendo indicada nos bastidores e foi confirmada por meio das redes sociais.

Contratados para a temporada atual, os três atletas tiveram trajetórias distintas no clube mineiro. O meia Eduardo foi quem mais atuou, sendo frequentemente utilizado como opção no banco de reservas ao longo do ano. Já o atacante Bolasie e o zagueiro Gamarra enfrentaram maior dificuldade para ganhar espaço entre os titulares.

Emprestado pelo Athletico-PR, Gamarra teve poucas oportunidades com o até então técnico Leonardo Jardim. Em outubro, o defensor chegou a revelar publicamente o desejo de deixar o Cruzeiro, mas acabou permanecendo até o fim da temporada. Agora, ele será repassado pelo clube paranaense ao Olimpia, do Paraguai, com contrato até dezembro de 2026.

Bolasie, por sua vez, alternou momentos de participação com longos períodos fora das partidas. O atacante chegou a ficar cerca de 45 dias sem entrar em campo entre agosto e setembro, retornando apenas nas rodadas finais do Campeonato Brasileiro. Na temporada, contribuiu com quatro gols e três assistências.

Apesar da passagem curta, Bolasie ganhou identificação com a torcida pelas comemorações após as vitórias, frequentemente registradas em vídeos nas redes sociais. O atacante também protagonizou provocações ao Atlético-MG durante confrontos da Copa do Brasil, o que ajudou a ampliar sua visibilidade entre os torcedores.

Esportes

Jorginho elogia desempenho do Flamengo: 'Esse grupo merece não ser esquecido tão cedo

Substituído na etapa final, atleta não descartou a hipótese dos jogadores dos dois times terem sentido cansaço após a disputa bastante intensa durante os 120 minutos

17/12/2025 23h00

Adriano Chaves/Flamengo

Continue Lendo...

O volante Jorginho enalteceu o desempenho do time do Flamengo, apesar da derrota na final da Copa Intercontinental, nesta quarta-feira, em Al Rayyan, no Catar, após empate por 1 a 1 no tempo normal e nos pênaltis.

"Erros acontecem. Eu já errei pênalti, mas o sentimento é de orgulho. O time entregou tudo que tinha, deixou tudo em campo. Fica o gostinho amargo por ter chegado tão perto de uma vitória tão desejada. Esse grupo merece não ser esquecido tão cedo", disse o autor do gol do Flamengo, ao converter um pênalti no segundo tempo.

Jorginho, substituído na etapa final, não descartou a hipótese dos jogadores dos dois times terem sentido cansaço após a disputa bastante intensa durante os 120 minutos. "Pode ter sido. Na disputa de pênaltis é preciso ter lucidez, mas não são coisas que acontecem e ninguém tem nada a dizer."

Catarinense, de 33 anos, Jorginho chegou ao Flamengo este ano, cindo do Arsenal, da Inglaterra. Ele teve grande carreira na Europa e defendeu a seleção italiana.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).