O Rally Dakar 2012 começou de luto. Logo na primeira etapa da competição, entre as cidades de Mar Del Plata e Santa Rosa de la Pampa, o argentino Jorge Martínez Boero sofreu um grave acidente com sua moto e faleceu. O piloto chegou a ser socorrido e transferido de helicóptero para um hospital em Mar Del Plata, mas não resistiu às graves lesões no tórax.
Jorge Martínez Boero nasceu em Buenos Aires e tinha 38 anos. O piloto foi batizado com o mesmo nome do pai, campeão nacional de Turismo Carretera, na década de 90, que leva seu mesmo nome. Segundo a revista argentina ‘Corsa’, Boero sofreu o acidente alguns quilômetros depois de cruzar passar por um posto de controle entre as cidades de Quenquén e Energia.Esta era a segunda participação do piloto no Rally. Em 2010, ele se perdeu no deserto de Atacama, foi resgatado pela organização e não completou a prova.
O argentino foi a segunda vítima fatal desde que o evento passou a ser disputado na América do Sul, em 2009. Na temporada de estreia, o francês Pascal Terry, de 49 anos, morreu devido a um edema pulmonar causado por um acidente. O motociclista desapareceu entre as cidades de Santa Rosa e Puerto Madryn, também na Argentina, e seu corpo foi encontrado dias depois pelos organizadores.


