Autor de dois gols contra o Brasil na histórica goleada por 7 a 1, o meia alemão Toni Kroos é o jogador de maior de destaque da Copa do Mundo. Pelo menos para o ranking da Fifa, que analisa a média dos jogadores após cada rodada.
O jogador de 24 anos está prestes a trocar o Bayern de Munique pelo Real Madrid, é tem sido um dos destaques da finalista Alemanha. Segundo a Fifa, a escolha de Kroos é baseada nas estatísticas de vários fundamentos. Com 9,79 pontos, Kroos superou o francês Karim Benzema, eliminado nas quartas de final.
"Ele foi responsável por 12 das 39 jogadas alemãs nas proximidades da área brasileira (entre lançamentos e lances individuais). Além disso, apenas Bastian Schweinsteiger correu mais em campo do que Kroos, que percorreu 11,7 quilômetros", ressaltou a Fifa.
Kroos é o terceiro jogador que mais acertou passes na Copa (443 passes certos, uma média de 85% de aproveitamento), atrás apenas de Javier Mascherano e Philipp Lahm.
Quatro brasileiros figuram entre os dez jogadores com as médias mais altas: Thiago Silva, Oscar, David Luiz e Neymar. Novamente a grande ausência é a do argentino Lionel Messi, ou de qualquer jogador da finalista Argentina.
O ranking da Fifa faz parte do prêmio oferecido por um dos patrocinadores da competição, e não configura na corrida pela Chuteira de Ouro, prêmio para o melhor jogador da Copa do Mundo.
Confira o ranking até as semi-finais:
- Toni Kroos, Alemanha (9,79)
- Karim Benzema, França (9,74)
- Arjen Robben, Holanda (9,7)
- Thiago Silva, Brasil (9,66)
- Oscar, Brasil (9,63)
- Stefan de Vrij, Holanda (9,59)
- Thomas Müller, Alemanha (9,56)
- David Luiz, Brasil (9,54)
- James Rodríguez, Colômbia (9,51)
- Neymar, Brasil (9,48)


