Esportes

COPA DO BRASIL

Vasco bate Avaí e volta à final após 5 anos

Vasco bate Avaí e volta à final após 5 anos

TERRA

25/05/2011 - 22h51
Continue lendo...

Cinco anos depois de ser derrotado pelo Flamengo e terminar com o vice-campeonato da Copa do Brasil, o Vasco volta a brigar efetivamente pelo título da competição. Eliminado na semifinal em 2008 e 2009, a equipe superou esta crucial fase com vitória por 2 a 0 sobre o Avaí na noite desta quarta-feira, na Ressacada, em Florianópolis, se garantindo como finalista da edição 2011 e candidato à disputa da Copa Libertadores 2012.

O adversário da final será o Coritiba, grande destaque brasileiro no primeiro semestre e que eliminou o Ceará na outra semifinal, nesta quarta-feira. O primeiro jogo será disputado na próxima quarta-feira, com mando de campo a ser definido por sorteio na CBF. Ambos os times nunca conseguiram um título de Copa do Brasil. O Vasco não ergue uma taça de primeira divisão desde 2003, quando foi campeão carioca - em 2009, conquistou a Série B do Brasileiro.

O time manteve sua característica de jogar melhor fora de casa na Copa do Brasil. Em São Januário, na última quarta-feira, arrancou empate por 1 a 1 nos acréscimos, com gol de pênalti. Desta vez, a vantagem do empate sem gols era do Avaí. Mas o time se impôs, dominou, e venceu com um gol contra de Revson em cruzamento de Felipe e outro de Diego Souza, aproveitando contra-ataque.

O jogo

Apesar de ter à disposição o atacante Rafael Coelho, que conseguiu efeito suspensivo após suspensão por briga durante confronto com o Botafogo, o técnico Silas manteve o Avaí com uma escalação conservadora. O atacante foi para o banco de reservas e, apesar do meio-campo reforçado, o time catarinense não se encontrou em campo. O Vasco dominou amplamente o primeiro tempo.

O time carioca iniciou a partida pressionando e, aos 4min, conseguiu uma falta perto da área, pelo lado direito. Felipe cobrou, mandou a bola pelo alto e contou com infeliz desvio de Revson. Nas quartas de final, o defensor já havia marcado contra a própria meta contra o São Paulo, decretando a derrota no jogo de ida. Desta vez, tocou pelo alto e tirou Renan do lance, abrindo o placar para o Vasco.

O que se seguiu foi um verdadeiro bombardeio cruzmaltino, com boas chances em finalizações de Allan, Éder Luís duas vezes e Felipe, todas da intermediária. Além disso, quase marcou aos 15min, quando Éder Luís recebeu lançamento pela direita e cruzou rasteiro. Alecsandro se adiantou à zaga, mas bateu para fora, aumentando a irritação da torcida catarinense na Ressacada.

Aos 22min, Allan recebeu na área e bateu cruzado, mas Renan fez bela defesa. Diego Souza dividiu no rebote e reclamou de pênalti, mas o árbitro mandou seguir. O Avaí demorou para chegar e, aos 18min, assustou em chute de Julinho, defendido por Fernando Prass. Com toque de bola envolvente, o Vasco chegou ao segundo gol aos 34min, acabando com a paciência dos torcedores do Avaí.

Em bom contra-ataque, Alecsandro carregou a bola no meio, entre Diego Souza e Éder Luís, cercado por apenas dois zagueiros do Avaí. Esperou o momento certo e tocou na esquerda para Diego, que deu um leve toque na saída de Renan para ampliar o placar. A essa altura, Silas já havia colocado Rafael Coelho no lugar de Acleisson, sem qualquer efeito prático em campo.

O prejuízo poderia ter sido menor se Julinho, autor do gol do Avaí no duelo de ida, tivesse concluído jogada pela esquerda, aos 36min: recebeu passe de Marquinhos Santos e tocou rasteiro por baixo de Fernando Prass. A bola bateu na trave e ficou com a zaga vascaína. Ao final do primeiro tempo, o elenco do Avaí deixou o gramado sob vaias e precisando de três gols para se classificar.

Na segunda etapa, o Vasco mudou ligeiramente a postura: mais comedido, esperou o Avaí avançar, o que não aconteceu. A falta de iniciativa do time anfitrião deixou os vascaínos mais tranquilos. Aos 14min, Ramon arriscou de fora da área e quase fez o terceiro: Renan falhou e a bola tocou na trave. Aos 22min, a torcida carioca já gritava "olé" sem ouvir qualquer resistência dos torcedores do Avaí.

Os presentes na Ressacada começaram a deixar o estádio aos 30min, pouco depois de Marquinhos Santos assustar com perigoso chute de fora da área, mandando a bola rente à trave direita de Fernando Prass. Com calma e categoria, os vascaínos faziam jogadas de efeito no ataque, tentando manter a bola próxima à defesa do time catarinense. A equipe ainda chegou a balançar as redes de novo.

Aos 39min, Diego Souza aplicou bonito lençol na intermediária e passou para Bernardo, que bateu com força. A bola desviou na zaga e sobrou para Alecsandro completar para as redes, mas o assistente anotou posição irregular do jogador. Nos minutos finais, o time manteve o Avaí longe do gol, já evitando problemas de olho na grande decisão. O time anfitrião, por sua vez, era muito xingado pelos torcedores restantes.

Esportes

Cruzeiro inicia reformulação e confirma saídas de Gamarra, Eduardo e Bolasie

Contratados para a temporada atual, os três atletas tiveram trajetórias distintas no clube mineiro

18/12/2025 23h00

Bolasie, Eduardo e Gamarra

Bolasie, Eduardo e Gamarra Montagem

Continue Lendo...

O Cruzeiro oficializou a saída de três jogadores do elenco principal e deu mais um passo no planejamento para a temporada de 2026, sob o comando do técnico Tite. Bolasie, Eduardo e Gamarra não seguem no clube, decisão que já vinha sendo indicada nos bastidores e foi confirmada por meio das redes sociais.

Contratados para a temporada atual, os três atletas tiveram trajetórias distintas no clube mineiro. O meia Eduardo foi quem mais atuou, sendo frequentemente utilizado como opção no banco de reservas ao longo do ano. Já o atacante Bolasie e o zagueiro Gamarra enfrentaram maior dificuldade para ganhar espaço entre os titulares.

Emprestado pelo Athletico-PR, Gamarra teve poucas oportunidades com o até então técnico Leonardo Jardim. Em outubro, o defensor chegou a revelar publicamente o desejo de deixar o Cruzeiro, mas acabou permanecendo até o fim da temporada. Agora, ele será repassado pelo clube paranaense ao Olimpia, do Paraguai, com contrato até dezembro de 2026.

Bolasie, por sua vez, alternou momentos de participação com longos períodos fora das partidas. O atacante chegou a ficar cerca de 45 dias sem entrar em campo entre agosto e setembro, retornando apenas nas rodadas finais do Campeonato Brasileiro. Na temporada, contribuiu com quatro gols e três assistências.

Apesar da passagem curta, Bolasie ganhou identificação com a torcida pelas comemorações após as vitórias, frequentemente registradas em vídeos nas redes sociais. O atacante também protagonizou provocações ao Atlético-MG durante confrontos da Copa do Brasil, o que ajudou a ampliar sua visibilidade entre os torcedores.

Esportes

Jorginho elogia desempenho do Flamengo: 'Esse grupo merece não ser esquecido tão cedo

Substituído na etapa final, atleta não descartou a hipótese dos jogadores dos dois times terem sentido cansaço após a disputa bastante intensa durante os 120 minutos

17/12/2025 23h00

Adriano Chaves/Flamengo

Continue Lendo...

O volante Jorginho enalteceu o desempenho do time do Flamengo, apesar da derrota na final da Copa Intercontinental, nesta quarta-feira, em Al Rayyan, no Catar, após empate por 1 a 1 no tempo normal e nos pênaltis.

"Erros acontecem. Eu já errei pênalti, mas o sentimento é de orgulho. O time entregou tudo que tinha, deixou tudo em campo. Fica o gostinho amargo por ter chegado tão perto de uma vitória tão desejada. Esse grupo merece não ser esquecido tão cedo", disse o autor do gol do Flamengo, ao converter um pênalti no segundo tempo.

Jorginho, substituído na etapa final, não descartou a hipótese dos jogadores dos dois times terem sentido cansaço após a disputa bastante intensa durante os 120 minutos. "Pode ter sido. Na disputa de pênaltis é preciso ter lucidez, mas não são coisas que acontecem e ninguém tem nada a dizer."

Catarinense, de 33 anos, Jorginho chegou ao Flamengo este ano, cindo do Arsenal, da Inglaterra. Ele teve grande carreira na Europa e defendeu a seleção italiana.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).