Dentre os diversos eletrodomésticos disponíveis em uma residência, talvez a máquina de lavar seja uma das mais importantes. Além de garantir a higiene das roupas e demais tecidos, evita que as pessoas desprendam força e tempo esfregando as peças. Porém, a vida útil do equipamento não chega aos 10 e 15 anos, como estabelecem os fabricantes, já que o mau uso deteriora as peças e o motor.
Para que a eficiência do aparelho seja mantida, é necessário se atentar a pontos importantes ao longo do uso. A durabilidade do maquinário está diretamente ligada à forma como é utilizado e, por conta disto, são vendidos com a presença de manual. Os problemas percorrem o uso indevido de detergentes ou sabão em pó, sobrecarga, falta de manutenção, seleção inadequada dos ciclos de lavagem e desbalanceamento.

Como a máquina de lavar se deteriora?
Detergente e/ou sabão: Muitas pessoas acreditam que quanto mais sabão ou detergentes usarem, as roupas apresentarão uma melhor lavagem. O problema é que utilizar uma quantidade excessiva pode resultar em formação de muita espuma, o que não apenas prejudica a eficácia da lavagem, mas também danifica componentes internos da máquina ao longo do tempo.
Sobrecarga da máquina de lavar: Colocar mais roupas do que a capacidade máxima recomendada pelo fabricante tende a colaborar com uma lavagem inadequada. Além disso, o excesso de carga força o motor e outros componentes, aumentando o desgaste e diminuindo a vida útil do eletrodoméstico.
Ignorar a manutenção regular: Assim como em carros, é necessário fazer a manutenção do maquinário para que as funcionalidades se mantenham firmes. Limpar o filtro, verificar as mangueiras e realizar limpezas internas são medidas simples, mas que são determinantes para que vazamentos, mau cheiro e até falhas mecânicas não ocorram.
Seleção inadequada de ciclos de lavagem: É importante entender as especificações de cada tecido colocado na máquina de lavar. Isso porque introduzir ciclos aleatórios de limpeza pode não colaborar para uma excelente limpeza, além de forçar o motor a trabalhar mais do que o previsto.
Desbalanceamento da carga: Antes de ligar o equipamento, é importante separar as roupas por cores e tecidos. Com a presença de várias texturas em um mesmo compartimento, a máquina tende a trabalhar incessantemente, culminando em ruídos excessivos e movimentos bruscos que podem causar danos tanto à máquina quanto às próprias vestimentas.





