CORREIO DO ESTADO
  • Início
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Notícias
  • Economia
  • Esportes
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Início
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Notícias
  • Economia
  • Esportes
Sem resultados
Ver todos os resultados
CORREIO DO ESTADO
Sem resultados
Ver todos os resultados

Bactéria leva poucos segundos para produzir ouro

Por Iara Alencar
28/12/2025
ouro

Créditos: Freepik

Recentemente, um grupo de cientistas canadenses surpreendeu a todos ao descobrir uma bactéria capaz de produzir ouro em poucos segundos, fator que tende a revolucionar o cenário da joalheria. Conforme os estudos, a Delftia Acidovorans atua solidificando o metal nobre líquido e criando estruturas sólidas parecidas com pepitas.

A análise encabeçada por pesquisadores da Universidade McMaster de Hamilton, em Ontário, foi publicada na revista “Nature Chemical Biology”. De acordo com a avaliação dos cientistas, a ação involuntária da bactéria tem a finalidade de se proteger do ouro, tendo em vista se tratar de um metal que pode ser fatal para esse tipo de micro-organismo.

Créditos: Reprodução/Freepik

É necessário destacar que a bactéria não metaboliza o metal. Em resumo, ela secreta uma molécula capaz de precipitar os íons do ouro em suspensão na água para criar estruturas sólidas, muito parecidas com as pepitas de ouro. O mecanismo ocorre em poucos segundos, acontecendo em temperatura ambiente e em condições em que a acidez é neutra.

Segundo a pesquisa, a Delftia Acidovorans é vista em pepitas de ouro ao lado de outra bactéria, a Cupriavidus Metallidurans. Essa última é popularmente conhecida pelos cientistas por acumular partículas do metal precioso no interior de suas células para se proteger. No mais, o estudo comprovou que os micro-organismos desempenham importante papel no acúmulo e no depósito do produto na pepita.

Planta produtora de ouro chama a atenção de especialistas

A fitomineração é uma técnica científica que permite a certas plantas absorver metais preciosos do solo, incluindo o ouro. Ao contrário do que acontece com a mineração tradicional, que exige grandes investimentos e impacta potencialmente o meio ambiente, essa metodologia abrange a capacidade natural de algumas espécies de concentrar partículas metálicas presentes em pequenos solos.

Embora pareça que o resultado carregue consigo altos valores do metal precioso, a realidade é totalmente contrária. A alternativa sustentável e inovadora de extração apresenta concentrações insignificantes, ou seja, trata-se apenas de vestígios do metal precioso. Algumas espécies de planta se destacam por realizar o processo, assim como o eucalipto e a mostarda indiana (Brassica juncea).

De modo simples, o ouro absorvido pelas plantas não se manifesta como pepitas visíveis, mas sim como nanopartículas dentro dos tecidos vegetais. Dessa forma, quando as espécies acumulam quantidade suficiente do metal, são colhidas e processadas. Posteriormente, especialistas incrementam o método da incineração, transformando os vegetais em cinzas concentradas em ouro.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
LogoCaro leitor,

O acesso ao conteúdo será liberado imediatamente após o anúncio.

Iara Alencar

Iara Alencar

Formada em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência em assessoria de comunicação, com passagem pela Prefeitura Municipal de Maceió. Já atuou como redatora em sites esportivos e na produção de conteúdo para web.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

Cidade mais promissora de MS tem a 3ª melhor qualidade de vida do estado

Cidade mais promissora de MS tem a 3ª melhor qualidade de vida do estado

30/05/2026
Presidente abre o jogo sobre novo concurso público do INSS

Presidente abre o jogo sobre novo concurso público do INSS

30/05/2026
CBF começa instalação de equipamento que promete revolucionar o futebol brasileiro

CBF finalmente define data para a estreia do impedimento semiautomático no Brasil

30/05/2026
O que fazer quando o carregador do celular começa a esquentar muito

O que fazer quando o carregador do celular começa a esquentar muito

30/05/2026
Existem atividades que geram isenção para o MEI da guia DAS?

O que MEI precisa fazer para garantir aposentadoria pelo INSS

30/05/2026
  • Início
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Notícias
  • Economia
  • Esportes

Correio do Estado Mix

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Início
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Notícias
  • Economia
  • Esportes

Correio do Estado Mix