CORREIO DO ESTADO
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas Notícias
  • Cidades
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Correio B
  • Opinião
  • Classificados
  • Últimas Notícias
  • Cidades
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Correio B
  • Opinião
  • Classificados
Sem resultados
Ver todos os resultados
CORREIO DO ESTADO
Sem resultados
Ver todos os resultados

Governo pode usar receita de bets para criar novo modelo de universidade federal

Por Letícia Bonfante
10/12/2025
Créditos: Shutterstock

Créditos: Shutterstock

O Governo Federal apresentou ao Congresso um projeto de lei que prevê a criação da Universidade Federal do Esporte, uma instituição pública voltada para formação e pesquisa no setor esportivo. O texto propõe um modelo de financiamento que inclui recursos de apostas esportivas de quota fixa, as chamadas bets, cuja arrecadação seria repassada pelo Ministério do Esporte.

A proposta busca integrar fontes variadas de receita, como verbas orçamentárias, convênios e serviços prestados pela própria universidade, constituindo um arranjo financeiro diferente do aplicado em outras instituições federais.

Créditos: Shutterstock

Objetivos e estrutura da nova universidade

O projeto apresenta a universidade como parte do legado da Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2027, evento que será sediado no Brasil. Segundo o governo, a formação acadêmica voltada ao esporte é uma necessidade diante do cenário identificado no futebol feminino, considerado predominantemente amador. Apenas 19,2% das atletas possuem vínculo profissional, enquanto somente 1,2% têm contrato de formação.

O texto destaca ainda desigualdades estruturais no setor, como a predominância de homens em 45% dos postos de trabalho ligados ao futebol feminino e os relatos de discriminação sofridos por profissionais negros e indígenas. Esses dados são utilizados como justificativa para a criação de uma instituição voltada à profissionalização, qualificação e capacitação técnica em diversas áreas do esporte.

A previsão é que a universidade seja inaugurada em 2027, com sede em Brasília, iniciando suas atividades com cinco cursos de graduação e cinco de pós-graduação lato sensu. O plano de expansão prevê que, em até quatro anos, a oferta chegue a 11 graduações, com capacidade total para até 3 mil estudantes.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Letícia Bonfante

Letícia Bonfante

Redatora especializada em conteúdo para web, domina assuntos como música, finanças e entretenimento.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

Créditos: Lyon Santos / MDS

Quem recebe Bolsa Família pode reduzir o valor de contas a pagar

23/06/2026
Créditos: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Horário de Inverno volta a ser adotado e mudança já vale para 2026 em países sul-americanos

23/06/2026
Bolsa Família

Nova regra afeta milhões de beneficiários do Bolsa Família em junho

23/06/2026
Créditos: Jocelyn Morales / Unsplash

Qual a verdadeira função do creme Nivea da lata vermelha

23/06/2026
Créditos: Arquivo/Agência Brasil

Brasileiros que informam o CPF no supermercado vão ganhar desconto nas compras

22/06/2026
  • About
  • Advertise
  • Privacy & Policy
  • Contact

Correio do Estado Mix

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas Notícias
  • Cidades
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Correio B
  • Opinião
  • Classificados

Correio do Estado Mix