A partir do dia 21 de dezembro, o verão se tornará presente no dia a dia dos brasileiros, mas a onda forte de calor liga o sinal de alerta de alguns especialistas. De acordo com o Climate Central, organização de monitoramento meteorológico dos Estados Unidos, as temperaturas elevadas entrarão em vigor em diversas cidades do país, em especial em 15 delas.
Para uma melhor compreensão, entre dezembro de 2023 e fevereiro de 2024, cerca de 93% da população brasileira foram afetados pelas altas temperaturas. O mormaço foi consequência tanto das ondas de calor quanto das mudanças climáticas. Nesse ínterim, o estudo analisou 678 cidades de 175 países, incluindo o Brasil, que registraram aumentos significativos de temperatura.

Devido à interferência da ação do ano, o meio ambiente tem mostrado suas reações, incluindo os efeitos catastróficos das mudanças climáticas. Diante do entrave formado, a tendência é que o calor seja intensificado, já que os registros comprovam que as temperaturas estão acima da média há décadas. Por sua vez, é válido destacar que o mormaço não ficou restrito somente ao Brasil.
Segundo o levantamento, a Bósnia assumiu a liderança no ranking mundial, destacando um aumento de 4,09 ºC. Em seguida, surgem países como a Romênia e a Sérvia, onde os termômetros subiram 3,97°C no último verão. Na análise dos especialistas, as altas concentrações de dióxido de carbono (CO²), principal gás do efeito estufa, estão entre os principais responsáveis pelo aumento do calor.
Mas, afinal, quais são as cidades brasileiras que devem ligar o sinal de alerta?
- Vila Velha (ES) – 1,15°C
- Goiânia (GO) – 0,99°C
- Campinas (SP) – 0,93°C
- Recife (PE) – 0,90°C
- Salvador (BA) – 0,84°C
- Maceió (AL) – 0,77°C
- Manaus (AM) – 0,70°C
- Belém (PA) – 0,63°C
- Curitiba (PR) – 0,6°C
- Brasília (DF) – 0,59°C
- Guarulhos (SP) – 0,56°C
- São Paulo (SP) – 0,54°C
- Rio de Janeiro (RJ) – 0,47°C
- Porto Alegre (RS) – 0,46°C
- São Gonçalo (RJ) – 0,17°C.



