CORREIO DO ESTADO
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas Notícias
  • Cidades
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Correio B
  • Opinião
  • Classificados
  • Últimas Notícias
  • Cidades
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Correio B
  • Opinião
  • Classificados
Sem resultados
Ver todos os resultados
CORREIO DO ESTADO
Sem resultados
Ver todos os resultados

Brasil ganha nova ponte de ligação ao antigo paraíso das compras baratas na América do Sul

Por Fagner Gregório
09/01/2026
Créditos: Shutterstock

Créditos: Shutterstock

O Brasil inaugurou uma nova ligação rodoviária com o Paraguai, reforçando a integração logística entre os dois países na região de Foz do Iguaçu. A Ponte da Integração Prefeito Jaime Lerner foi entregue no final de dezembro pelo Governo Federal e se tornou a segunda travessia sobre o Rio Paraná nessa fronteira estratégica da América do Sul.

.A nova ponte amplia a capacidade de circulação entre Brasil e Paraguai, reduzindo a dependência da Ponte Internacional da Amizade, historicamente sobrecarregada. A liberação do tráfego ocorrerá de forma gradual e controlada, seguindo planejamento conjunto das autoridades dos dois países. Inicialmente, apenas caminhões sem carga poderão utilizar a estrutura.

Durante a inauguração, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou o valor simbólico e político da obra para a integração regional. Segundo ele, a construção da ponte representa cooperação entre países latino-americanos e gera impactos diretos na economia, no comércio e na mobilidade da população da região fronteiriça.

Créditos: Shutterstock

Estrutura e impacto logístico

A Ponte da Integração recebeu investimento total de R$ 1,9 bilhão, com R$ 727 milhões financiados pela Itaipu Binacional. A estrutura é estaiada, tem 760 metros de extensão e um vão central de 470 metros, o maior da América Latina nesse tipo de projeto.

As torres atingem 190 metros de altura e sustentam duas pistas simples de 3,6 metros cada. O funcionamento pleno da ponte depende da Rodovia Perimetral Leste, já em operação. Com 14,7 quilômetros, a via liga a BR-277 diretamente à nova travessia, desviando o tráfego pesado do centro de Foz do Iguaçu.

Na primeira semana, mais de 10 mil veículos utilizaram a perimetral. A liberação total para veículos de carga está condicionada à conclusão do Corredor Metropolitano del Este, no Paraguai, prevista entre o fim de 2026 e o início de 2027. 

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Fagner Gregório

Fagner Gregório

Jornalista graduado pela SATC (Santa Catarina), atua na produção de conteúdo jornalístico para web. Tem experiência em redação de portais (4oito) e jornais, além de assessoria de comunicação.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

Créditos: Unsplash

O ingrediente que fazia parte da cozinha dos avós pode ajudar a preservar a pele e as articulações

20/07/2026
Créditos: Lyon Santos / MDS

Quem recebe Bolsa Família pode reduzir o valor de contas a pagar

23/06/2026
Créditos: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Horário de Inverno volta a ser adotado e mudança já vale para 2026 em países sul-americanos

23/06/2026
Bolsa Família

Nova regra afeta milhões de beneficiários do Bolsa Família em junho

23/06/2026
Créditos: Jocelyn Morales / Unsplash

Qual a verdadeira função do creme Nivea da lata vermelha

23/06/2026
  • About
  • Advertise
  • Privacy & Policy
  • Contact

Correio do Estado Mix

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas Notícias
  • Cidades
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Correio B
  • Opinião
  • Classificados

Correio do Estado Mix