O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, através de uma publicação no X, o antigo Twitter, sugeriu a criação de uma grande nação na América do Sul. O político afirmou que o continente deveria reconstruir a chamada “Grande Colômbia”, reunindo assim territórios vizinhos para formar um novo “país” sul-americano.
Gustavo Petro propôs a união dos territórios que competem a Panamá, Venezuela, Colômbia, Equador, Guiana e América Central, que formariam um bloco com moldes parecidos ao da atual União Europeia, com Parlamento, tribunal de justiça e conselho de governo para discutir interesses em comum.

As declarações do mandatário colombiano aconteceram em meio às polêmicas que envolvem o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O americano tem ameaçado a soberania dos países da América do Sul, especialmente após a retirada de Nicolás Maduro do poder da Venezuela, em janeiro deste ano.
“Esta é a Grã-Colômbia, a visão de Bolívar, e eu proponho, por meio de uma assembleia constituinte, que a reconstruamos como uma confederação de nações autônomas. Teríamos políticas comuns sobre assuntos propostos pelo povo. Sem dúvida, isso incluiria uma política comercial focada na industrialização e no cumprimento de nosso papel geográfico como centro do mundo e da América Latina”, escreveu Petro.
Presidente colombiano sugere criação de “nação” na América do Sul
A Grande Colômbia foi um país sul-americano fundado por Simón Bolívar, líder político, revolucionário e conhecido como o “Libertador da América”, no começo do século XIX. Na época, a nação unia os territórios que formam os atuais Panamá, Colômbia, Venezuela e Equador.
“Um centro de energia limpa, conhecimento e infraestrutura de alta tecnologia para mobilidade e comunicação. Com base nesses princípios, haveria um parlamento da Grã-Colômbia, um tribunal de justiça e um conselho governante, semelhantes aos da União Europeia ou dos Estados Unidos. Teríamos também potencial para o turismo e a conectividade global”, concluiu o colombiano.





