O arquipélago de Fernando de Noronha, formado por 21 ilhas, ilhotas e rochedos de origem vulcânica, está localizado em Pernambuco e é um dos locais mais visitados do Brasil. Curiosamente, foi o primeiro lugar do país a ser avaliado pelo índice de Felicidade Interna Bruta (FIB), criado no Butão. O questionário em questão avalia bem-estar e qualidade de vida dos moradores.
Embora a metodologia levante questionamentos, tem papel fundamental para a melhoria dos serviços essenciais. Em suma, o resultado da pesquisa serve para ajudar no desenvolvimento de políticas públicas. Durante o processo, a pesquisa analisa fatores econômicos, bem-estar psicológico, cultura, moradia, meio ambiente, saúde e outros aspectos da vida na ilha.
Durante as oitivas, foram quase 500 entrevistas registradas e 244 respostas válidas. Ainda que sirva como templo de descanso para várias celebridades, o foco da pesquisa foi entender as perspectivas daqueles que vivem em Fernando de Noronha. Em um contexto geral, foram compreendidos e mensurados os níveis de bem-estar da população.
Qual foi o resultado alcançado pelo arquipélago?
Com o fim das entrevistas, o índice de Felicidade Interna Bruta (FIB) de Fernando de Noronha foi de 55,27, número que fica abaixo dos 66,7 considerados satisfatórios. Nesse ínterim, 42,6% dos moradores foram enquadrados como “moderadamente felizes” e 45% como “infelizes”.
Para uma melhor compreensão, as melhores avaliações ficaram a cargo da Diversidade Cultural e Resiliência (78,88), Saúde (60,02) e Bem-Estar Psicológico (60,08), enquanto os maiores desafios estão em Boa Governança (30,54), Uso do Tempo (25,02) e Diversidade Ecológica e Resiliência (39,97).
“A Felicidade Interna Bruta nos convida a repensar o que entendemos por progresso. Mais do que medir o crescimento econômico, o FIB traz um olhar humano e sustentável para o desenvolvimento da região. Esse indicador nos ajuda a entender como a população se sente, quais são suas necessidades e o que realmente importa para garantir qualidade de vida e um futuro equilibrado para os moradores”, destacou o CEO da Aguama Ambiental, Caio Queiroz.




