Uma onda de violência atingiu alguns estados do México nas últimas semanas, situação que deixa a Fifa em alerta. O país será uma das sedes da Copa do Mundo de 2026, ao lado dos Estados Unidos e do Canadá. Quatro partidas do campeonato nacional forama adiadas por conta dos casos de violência na cidade de Gualadajara. Há o envolvimento do cartel mexicano nas ações.
Diante desse cenário caótico, a Fifa solicitou relatórios internos para acompanhar a situação de segurança no México, principalmente após a morte do líder do narcotráfico Nemesio Oseguera, conhecido como “El Mencho”. A preocupação maior é justamente em Gualadajara, que fica no estado de Jalisco, uma das sedes do Mundial deste ano.
Neste momento, Guadalajara permanece sob alerta máximo de segurança por decreto governo do estado de Jalisco, o que levou à suspensão de aulas e de algumas atividades como medida preventiva. A Fifa segue com o cronograma oficial da Copa do Mundo e ainda não anunciou se o México terá condições ou não de se manter como país-sede.
Fifa observa violência no México às vésperas da Copa do Mundo
“A Fifa está monitorando de perto a situação em Jalisco e continua em constante comunicação com as autoridades. Nós vamos continuar a acompanhar as ações e direcionamentos de diferentes agências governamentais, com o objetivo de manter a segurança pública e restaurar a normalidade. Reiteramos nossa estreita colaboração com as autoridades federais, estaduais e locais”, declarou a entidade em comunicado.
Já a presidente do México, laudia Sheinbaun, declarou na última terça-feira (24) que mantém conversas com a Fifa e confirmou que possui “todas as garantias” da realização do Mundial no país. Além disso, a política disse que os visitantes podem viajar tranquilos ao território mexicano, pois não há “nenhum risco” de perigo.





