Com a disseminação da internet em quase todos os lugares do planeta, é comum que vídeos divulgando novas tendências sejam adotados por um grupo seleto de pessoas. Recentemente, por meio das redes sociais, uma dica para descolorir o cabelo e matizar os fios ganhou forças no mercado. O problema é que a empreitada tem trazido prejuízos, principalmente estéticos.
Devido aos elevados valores cobrados nos salões de beleza, algumas pessoas estão preferindo encarar truques de fácil acesso financeiro. Para descolorir os fios, a opção mais barata diz respeito aos matizadores roxos e a violeta genciana. Por serem substâncias de fácil acesso nas farmácias, a aplicação acaba sendo o passo mais complicado do plano.

Sem o auxílio de profissionais, é comum que as receitas caseiras acabem trazendo dados devido à aplicação em excesso ou até mesmo quando deixadas por muito tempo. De acordo com especialistas, a fórmula deixa de funcionar como neutralizante da cor amarela e acaba tingindo o cabelo de forma intensa. Como consequência, existe a possibilidade de manchas arroxeadas aparecerem.
A princípio, a medida não apresenta riscos à saúde, mas os danos estéticos podem não ser consertados tão facilmente, gerando um prejuízo ainda maior para o bolso. Por conta do pigmento em excesso, são necessárias sucessivas lavagens com shampoos de limpeza profunda ou produtos químicos mais agressivos. Assim, o fio acaba se deteriorando e comprometendo a estrutura capilar.
Riscos do procedimento
Embora seja mais econômico, tentar submeter comportamentos de salão de beleza sem o conhecimento prévio pode acabar causando prejuízos incalculáveis. De acordo com especialistas, é recomendado munir condições financeiras para realizar o procedimento com cabeleireiros, fazendo com que as despesas com tratamento de reparação não sejam colocadas na ponta do lápis.
“O procedimento de descoloração talvez seja o que mais tem que ter cuidado, pois o processo vai tirar a pigmentação do fio e, com isso, também vai tirar a queratina e outros nutrientes. Ou seja, o cabelo vai se tornar uma tela em branco, então todo cuidado é pouco”, alerta o cabeleireiro Tiago de Andrade.
Confira os riscos de realizar o procedimento em casa:
- Cor desuniforme: O mais comum é que a raiz e as pontas fiquem com tons diferentes, já que a raiz é mais sensível e descolore mais rápido do que o resto do fio;
- Queimadura no couro cabeludo: A utilização da água oxigenada, se feita da maneira errada, pode deixar ferimentos;
- Cabelo ressecado e sem brilho: A descoloração sem os cuidados necessários pode potencializar os danos;
- Fio elástico. O procedimento pode tornar o cabelo extremamente frágil e quebradiço.
- Corte químico. A perda de cabelo pode ser evidenciada em casos mais extremos.




