Embora o Brasil seja um dos países da América do Sul mais prestigiados em termos de pontos turísticos, a Argentina passou a atrair vários viajantes com o chamado “Caribe Argentino”. Trata-se de Los Pocitos, uma vila costeira com apenas 70 anos, localizada no extremo sul da província de Buenos Aires. Preservado pelas autoridades, o território se destaca por abrigar uma das praias mais deslumbrantes do país.
Pouco explorada, até mesmo pelos moradores, o “Caribe Argentino” está situado no distrito de Patagones, dentro da Reserva Natural da Baía de San Blas. A título de curiosidade, suas águas turquesas, areia branca e atmosfera acolhedora se entendem por 24 quilômetros de costa intocada. No verão, a água do mar atinge 22 graus Celsius, proporcionando um clima ainda mais propício para relaxar.

Além do ambiente acolhedor, Los Pocitos se destaca por um fenômeno encontrado em poucos lugares espalhados pelo mundo. Na praia, é possível se deparar com milhares de ostras, que se reproduzem livremente ao longo de suas margens. A cor turquesa somente é possível graças a esses moluscos, que filtram a água.
Como resultado da quantidade de ostras, a cidade é o único centro de cultivo do molusco em toda a Argentina, celebrando, no verão, o Festival Provincial da Ostra. Esse evento colabora para que vários viajantes desembarquem na região, principalmente para imergir nas degustações, música e pratos tradicionais que destacam o sentimento de pertencimento.
Como desembarcar na praia cristalina?
Para aqueles que se sentiram atraídos pelo local, é necessário começar a jornada em Buenos Aires, percorrendo cerca de 900 quilômetros pela Rodovia Nacional 3 até o quilômetro 918. De lá, os turistas irão se deparar com uma estrada de terra bem conservada até o balneário. No mais, a viagem dura aproximadamente 10 horas de carro, e a cidade mais próxima é Carmen de Patagones, a 80 km de distância.
Antes de se aventurar, é necessário entender que Los Pocitos não somente oferece mergulhos e serviços de tirar o fôlego. Em suma, a cidade argentina se completa com pesca, observação de aves e a oportunidade de passear por um longo píer de madeira que se estende mar adentro. Dessa forma, a vista entregue se diferencia dos demais pontos por proporcionar um horizonte infinito, silêncio absoluto e um céu que se funde ao mar.





