Curitiba foi eleita a Cidade Mais Inteligente do Mundo de 2023 durante o Smart City World Expo Congress, em Barcelona, na Espanha. O prêmio destacou as políticas públicas e programas de planejamento urbano da Prefeitura, voltados ao crescimento socioeconômico e à sustentabilidade ambiental.
A cidade se tornou referência nacional em transporte público, planejamento urbano e preservação ambiental, além de ser pioneira em iniciativas como a primeira rua exclusiva para pedestres e a primeira universidade do Brasil.
A gestão, na época do prefeito Rafael Greca, implementou tecnologias e projetos que recuperaram o DNA de inovação da cidade. Entre eles, estão a Pirâmide Solar, as Fazendas Urbanas e o Bairro Novo da Caximba, além do plantio de mais de 400 mil árvores e a manutenção de 48 parques.

Desenvolvimento econômico e inovação tecnológica
O Vale do Pinhão, criado em 2017, consolidou Curitiba como polo de inovação e empreendedorismo. O programa Cidade das Startups apoia mais de 600 startups, incluindo três unicórnios: Ebanx, Olist e MadeiraMadeira.
Incentivos fiscais, capacitação profissional e consultorias são oferecidos para estimular novos negócios. A cidade também reduziu o tempo de abertura de uma empresa para duas horas, tornou-se referência em coworking público e implantou o Fundo de Aval Garantidor para micro e pequenos empreendedores.
Além disso, Curitiba investiu em mobilidade elétrica e infraestrutura urbana. O transporte público inclui testes com ônibus elétricos e novos corredores de BRT, integrando sistemas multimodais de transporte. Projetos como o Programa Caminhar Melhor e a expansão da malha cicloviária promovem a mobilidade ativa, priorizando pedestres e ciclistas.
A cidade também avançou na cultura maker e na inclusão digital, com programas de educação tecnológica, internet pública gratuita em 310 pontos e aplicativos que levam serviços municipais para a palma da mão dos cidadãos.





