Ocupando o status de país mais visitado do continente asiático, a Tailândia tem se deparado com uma situação atípica. As autoridades locais estão fechando praias em um dos arquipélagos turísticos mais populares da nação. Isso porque, segundo especialistas, criaturas marinhas cujo veneno pode ser perigoso para humanos apareceram na costa.
Os animais em questão são as medusas-botão-azul, águas-vivas que apresentam picadas compatíveis com a sensação causada pelo contato de uma vespa. O toque na pele de um ser humano tende a causar inchaço, irritação, coceira intensa e bolhas dolorosas. As autoridades fecharam o Arquipélago Similan, tradicionalmente visitado por turistas.
As autoridades estão comprometidas em investigar o problema no Parque Nacional Mu Ko, nas Montanhas Similianas. A ideia é evitar a propagação e permanência da água-viva-botão-azul na região, abrindo as portas para que os visitantes voltem a conhecer. Curiosamente, os animais podem atingir diâmetro de cerca de 30 cm.

Segundo os investigadores, o maior número de registros de águas-vivas-botão-azul foi em Ko Miang, a ilha mais ao sul do arquipélago, também conhecida como Ilha 4. A fim de evitar danos maiores à população e visitantes, os órgãos competentes do parque nacional fecharam temporariamente a praia leste e estão monitorando a situação.
O que fazer se for picado nas praias?
Reconhecendo os riscos reais, especialistas revelam as indicações caso uma picada ocorra. A principal técnica diz respeito a lavar a ferida com água do mar, descartando a higienização com a água da torneira. Em contrapartida, uma outra alternativa é usar vinagre, já que seus componentes ajudam a aliviar a ardência.
Nos casos mais graves, em que os sintomas não cessam, a recomendação é procurar um médico imediatamente. Apesar do sinal de alerta ligado, a água-viva-botão não é tão perigosa quanto a água-viva-caixa. Suas picadas causam dor intensa e coceira, mas não são fatais. Em contrapartida, a picada da água-viva-caixa pode ser muito mais danosa.





