Em 15 de novembro de 1999, os grupos Amilcare Dallevo e Marcelo de Carvalho fundaram, em Osasco, município da Região Metropolitana de São Paulo, a RedeTV!. De forma despretensiosa, a emissora televisiva entrou no rol das mais assistidas do país. Embora não possa competir com nomes como Rede Globo e SBT, detém investidores bilionários por detrás das surdinas.
Sacramentar a rede somente foi possível graças à compra das concessões de cinco emissoras próprias da então Rede Manchete. Apesar de ter se consolidado como a quinta principal emissora aberta do Brasil, tem enfrentado dificuldades para atingir bons picos de audiência. Mas afinal, como o império tem sido sustentado ao longo dos anos?

Para rotacionar as finanças da emissora sem sofrer prejuízos ainda maiores, os empresários venderam cerca de 15 horários em sua programação. A medida teve que ser colocada em prática após o balancete evidenciar os poucos investimentos em anúncios do Governo Federal quando comparados à concorrência. Por outro lado, a salvação veio através das igrejas Igreja Internacional da Graça de Deus e Universal.
Com a venda de alguns horários para as duas instituições religiosas, valores mensais passaram a ser depositados nos cofres da RedeTV!. Em contrapartida, a Ultrafarma também é uma grande compradora de horários no canal, mas a programação entrecortada por produções de terceiros fez com que o canal deixasse de ser competitivo.
Declínio da RedeTV!
Apesar de não poder competir pela liderança com as demais emissoras nos dias atuais, o canal aberto teve grande prestígio entre os anos de 2003 e 2012. Durante o período em questão, o programa humorístico Pânico na TV, despontou com as maiores audiências, deixando a Rede Globo e SBT brigando pelo segundo lugar.
O problema é que o formato do quadro despertou o interesse da Rede Bandeirantes, que em 2012 realizou a compra do programa, mudando o nome para Pânico na Band. Com a perda da maior arma em termos de audiência, a RedeTV! viu os números no IBOPE despencarem, tentando, ao longo dos últimos anos, reconquistar telespectadores fiéis com o A Tarde é Sua, TV Fama e SuperPop.





