CORREIO DO ESTADO
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas Notícias
  • Cidades
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Correio B
  • Opinião
  • Classificados
  • Últimas Notícias
  • Cidades
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Correio B
  • Opinião
  • Classificados
Sem resultados
Ver todos os resultados
CORREIO DO ESTADO
Sem resultados
Ver todos os resultados

Deputados querem proibir que montadoras chinesas produzam seus carros neste país

Por Iara Alencar
29/04/2026
Créditos: Divulgação/CAOA Chery

Créditos: Divulgação/CAOA Chery

Atualmente, a China consolida-se como o maior mercado de fabricação de carros do mundo, fator que tem gerado descontentamento por parte de outras nações. Recentemente, os deputados dos Estados Unidos da América encaminharam um pedido ao presidente Donald Trump para que proíba montadoras chinesas de fabricar veículos no país.

A informação foi publicada nesta terça-feira (28) pelo The Wall Street Journal. De acordo com a matéria, a movimentação contou com mais de 70 parlamentares democratas da Câmara dos Deputados. Para sustentar a solicitação, o texto destaca que qualquer facilitador para atuação das montadoras chinesas comprometerá a indústria nacional, os trabalhadores e a segurança norte-americana.

Créditos: Arquivo/Agência Brasil

Embora muitas questões tenham sido levantadas no documento, os parlamentares reforçam que a prioridade do presidente republicano precisa ser bloquear a entrada de fabricantes da China nos Estados Unidos, sendo um ponto inegociável. Por sua vez, os políticos argumentam ainda que o país não deve oferecer sua indústria automobilística a um competidor estratégico que busca liderança global no setor.

Situação atual perante a fabricação de carros

Essa movimentação nos bastidores ocorre semanas antes do encontro entre Donald Trump e o ditador da China, Xi Jinping, em Pequim. Ainda que a reunião tenha caráter político, as fabricantes chinesas enfrentam tarifas elevadas para vender veículos nos Estados Unidos. Em continuidade, as restrições envolvendo softwares conectados à internet usados em automóveis também sofrem implicações.

Conforme o The Wall Street Journal, a discussão ganhou força no Congresso estadunidense diante do temor de que companhias chinesas encontrem trajetos alternativos para entrar no mercado dos EUA. Diante desse cenário, os deputados também pediram que a Casa Branca impeça explicitamente a entrada de veículos produzidos por empresas chinesas no país e vendidos no Canadá ou no México.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Iara Alencar

Iara Alencar

Formada em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência em assessoria de comunicação, com passagem pela Prefeitura Municipal de Maceió. Já atuou como redatora em sites esportivos e na produção de conteúdo para web.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

Créditos: Lyon Santos / MDS

Quem recebe Bolsa Família pode reduzir o valor de contas a pagar

23/06/2026
Créditos: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Horário de Inverno volta a ser adotado e mudança já vale para 2026 em países sul-americanos

23/06/2026
Bolsa Família

Nova regra afeta milhões de beneficiários do Bolsa Família em junho

23/06/2026
Créditos: Jocelyn Morales / Unsplash

Qual a verdadeira função do creme Nivea da lata vermelha

23/06/2026
Créditos: Arquivo/Agência Brasil

Brasileiros que informam o CPF no supermercado vão ganhar desconto nas compras

22/06/2026
  • About
  • Advertise
  • Privacy & Policy
  • Contact

Correio do Estado Mix

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas Notícias
  • Cidades
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Correio B
  • Opinião
  • Classificados

Correio do Estado Mix