Uma pequena cidade do interior do Brasil pode se tornar um novo polo de mineração nos próximos anos, após a confirmação de um projeto bilionário de exploração de ouro. Localizada no estado do Tocantins, Monte do Carmo deve receber investimentos que prometem transformar a economia local e gerar milhares de empregos.
Com cerca de 5,6 mil habitantes, o município foi escolhido para sediar a operação da mineradora Hochschild Mining, que adquiriu os direitos do projeto por 60 milhões de dólares. No total, o investimento previsto chega a 250 milhões de dólares, (cerca de R$ 1,2 bilhão na cotação atual). A expectativa do governo estadual é de forte impacto econômico na região.

Segundo estimativas oficiais, o projeto deve gerar cerca de 2 mil empregos diretos e indiretos, além de movimentar setores como comércio, serviços e infraestrutura. A previsão é de que a operação tenha duração de 12 anos, com capacidade de extração de até 6 mil toneladas de minério por dia. Atualmente, o empreendimento está em fase de revisão de engenharia, etapa em que são definidos detalhes técnicos e operacionais para viabilizar a implantação.
Pequena cidade brasileira vai virar polo de mineração de ouro
A empresa ainda avalia aspectos internos de investimento antes de iniciar efetivamente as atividades, o que mantém o cronograma em aberto. O projeto faz parte de uma estratégia mais ampla para fortalecer o setor mineral no estado. A iniciativa busca aproveitar o potencial da região e estimular o desenvolvimento econômico, colocando Monte do Carmo no mapa de grandes investimentos nacionais.
“Estamos trabalhando para fomentar, regular e fiscalizar a cadeia produtiva da mineração e o Tocantins apresenta resultados que mostram o potencial. A exemplo da chegada da Hochschild ao nosso estado, essa é uma conquista histórica que promete mudar o cenário econômico da região de Monte do Carmo”, declarou o presidente da Agência de Mineração do Estado do Tocantins (Ameto), Milton Neres





