A Economist Intelligence Unit (EIU), por meio do Índice Global de Habitabilidade, revelou as melhores cidades do mundo para se viver em 2025. Embora Copenhague, na Dinamarca, ocupe o primeiro lugar no rol, os Estados Unidos se destacam com a presença de 10 municípios entre os 173 avaliados em todo o planeta.
A pesquisa levou em consideração 30 indicadores, distribuídos em cinco categorias: estabilidade, saúde, cultura e meio ambiente, educação e infraestrutura. Durante todo o processo, as classificações variavam entre “aceitável”, “intolerável”, “tolerável”, “desconfortável” e “indesejável”. Assim, as avaliações eram convertidas em pontuações entre 1 e 100.

Apesar de ser a maior potência econômica do mundo, os Estados Unidos ficaram fora do top-20 global em termos de qualidade de vida. Por sua vez, Honolulu foi a cidade melhor posicionada no ranking, ocupando a 23ª colocação. Posteriormente, surgem Atlanta (29º lugar), Pittsburgh (30º), Seattle (34º) e Washington DC (38º).
Confira o ranking dos melhores locais em território estadunidense:
- 1º Lugar: Honolulu;
- 2º Lugar: Atlanta;
- 3º Lugar: Pittsburgh;
- 4º Lugar: Seattle;
- 5º Lugar: Washington DC;
- 6º Lugar: Miami;
- 7º Lugar: Portland;
- 8º Lugar: Oregon;
- 9º Lugar: Nova York;
- 10º Lugar: Los Angeles;
Qual o diferencial da melhor cidade dos Estados Unidos?
Honolulu, situada na costa sul da ilha de Oahu, é a capital do Havaí, abraçando cerca de 344.967 habitantes. Para que ocupasse o posto de melhor cidade dos Estados Unidos para se viver, os grandes atrativos foram contemplados diante do desenvolvimento em meio à cultura local, infraestrutura, saúde, segurança e educação.
Embora urbanizada, a região se destaca desde a cratera do Diamond Head às águas cristalinas da Baía de Hanauma, sinalizando um verdadeiro paraíso para os amantes da natureza. A título de curiosidade, originalmente, era apenas uma pequena vila de pescadores, mas, com a chegada de comerciantes estrangeiros no século XIX, se transformou em um importante porto para o comércio de baleiros e mercadorias.





