CORREIO DO ESTADO
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas Notícias
  • Cidades
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Correio B
  • Opinião
  • Classificados
  • Últimas Notícias
  • Cidades
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Correio B
  • Opinião
  • Classificados
Sem resultados
Ver todos os resultados
CORREIO DO ESTADO
Sem resultados
Ver todos os resultados

Doença que assusta brasileiros vira motivo de preocupação nos Estados Unidos

Por Isabelle LC
12/06/2026
Créditos: Foto de Kelly Sikkema na Unsplash

Créditos: Foto de Kelly Sikkema na Unsplash

A dengue, doença amplamente conhecida pelos brasileiros, passou a despertar preocupação crescente nos Estados Unidos. Um estudo recente apontou que regiões da Califórnia estão se tornando mais favoráveis à circulação do vírus, cenário associado às mudanças climáticas e ao aumento das temperaturas médias.

Pesquisadores estimam que milhões de moradores já vivem em áreas com condições adequadas para a transmissão local da doença. O levantamento indica que esse número pode crescer nos próximos anos, ampliando os desafios para os órgãos responsáveis pela saúde pública no estado norte-americano.

Mudanças climáticas favorecem avanço da doença

Transmitida principalmente pelo mosquito Aedes aegypti, a dengue está entre as doenças infecciosas que mais se expandiram nas últimas décadas. O aumento das temperaturas facilita o desenvolvimento do vírus dentro do inseto, tornando a transmissão mais eficiente em determinadas regiões.

Especialistas explicam que a Califórnia historicamente apresentava temperaturas inferiores às ideais para a circulação da dengue. Com o aquecimento gradual do clima, diversas áreas passaram a oferecer condições mais próximas do ambiente necessário para que o vírus complete seu ciclo de transmissão.

Os pesquisadores analisaram fatores como presença do mosquito transmissor, movimentação de pessoas vindas de áreas endêmicas e condições climáticas favoráveis. O resultado mostrou que algumas regiões do sul da Califórnia e do Vale Central já apresentam risco crescente para casos adquiridos localmente.

Créditos: National Institute of Allergy and Infectious Diseases / Unsplash

Primeiros registros locais preocupam especialistas

A preocupação ganhou força após os primeiros casos de transmissão local registrados em 2023. Até então, a maioria das infecções identificadas no estado estava relacionada a viajantes que retornavam de países onde a dengue é comum.

Embora o número de casos autóctones ainda seja reduzido, cientistas acreditam que a situação exige monitoramento constante. Isso porque o mosquito também pode transmitir outras doenças virais, como zika e chikungunya, ampliando os riscos para a população.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Isabelle LC

Isabelle LC

Publicitária formada pela Satc (Santa Catarina), também é escritora, redatora e roteirista. Possui experiência em setores de marketing e agências publicitárias. Também é autora de poesias e do livro “para o que não foi amor, o que foi e o que quase”, publicado pela Editora Invicta.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

Créditos: Renato Rocha Miranda

O que acontece na novela Avenida Brasil no capítulo de hoje 12/06/26

12/06/2026
Créditos: Foto de Kelly Sikkema na Unsplash

Doença que assusta brasileiros vira motivo de preocupação nos Estados Unidos

12/06/2026
Créditos: Divulgação/AFA

Técnico da Argentina decidiu convocar atacante que era artilheiro no futebol amador

12/06/2026
Créditos: Paulo Pinto/Agência Brasil

Globo vai transmitir jogo da Copa do Mundo ou terá Sessão da Tarde nesta sexta-feira (12)?

12/06/2026
Créditos: Ze Paulo Galveias / Unsplash

Espécie encontrada em Fernando de Noronha é considerada exclusiva do arquipélago

12/06/2026
  • About
  • Advertise
  • Privacy & Policy
  • Contact

Correio do Estado Mix

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas Notícias
  • Cidades
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Correio B
  • Opinião
  • Classificados

Correio do Estado Mix