CORREIO DO ESTADO
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas Notícias
  • Cidades
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Correio B
  • Opinião
  • Classificados
  • Últimas Notícias
  • Cidades
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Correio B
  • Opinião
  • Classificados
Sem resultados
Ver todos os resultados
CORREIO DO ESTADO
Sem resultados
Ver todos os resultados

Donos de veículos com 5 anos ou mais serão obrigados por lei a fazer vistoria periódica

Por Juan Rodriguez
20/01/2026
Créditos: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Créditos: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Câmara dos Deputados avançou com a proposta de instituir a vistoria de forma obrigatória a véiculos com mais de cinco anos de fabricação. A medida gerou reação imediata do setor e dos condutores, que reclamam da possível mudança na legislação brasileira.

O deputado Fausto Pinato (PP-SP) é o responsável pela elaboração do Projeto de Lei 3507/2025, aprovado em dezembro do ano passado pela Comissão de Viação e Transportes (CVT) e que agora segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), em caráter conclusivo.

Créditos: José Cruz/Agência Brasil

Com a determinação que pode entrar em vigor, os veículos com mais de cinco anos de fabricação vão ter que passar por inspeções períodicas, embora os intervalos ainda precisem ser definidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Se for aprovado, o Projeto de Lei vai alterar o Código Brasileiro de Trânsito (CTB). Atualmente, o CTB exige que as vistorias sejam feitas somente em determinadas situações, como na transferência de propriedade.

Nova regra para veículos gera repercussão entre condutores

Com a possível mudança, os condutores temem pelo aumento dos gastos para se manter o veículo. Outra novidade é que o PL torna obrigatória a inspeção em casos de mudança de domicílio, recuperação de veículo roubado ou furtado, suspeita de clonagem, entre outros. A medida também diz que a vistoria seja feita de forma presencial e física, descartando qualquer hipótese de acontecer remotamente.

A inspeção será realizada por órgãos de trânsitos ou por empresas públicas ou privadas credenciadas, desde que as informações sejam repassadas oficialmente ao Detran responsável. Com a mudança, o PL entende que vai conseguir a legabilidade em seguintes pontos: autenticidade da identificação do veículo, legitimidade da propriedade, funcionamento dos equipamentos obrigatórios, condições de visibilidade e legibilidade da placa.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Juan Rodriguez

Juan Rodriguez

Natural do Rio de Janeiro, formado em Jornalismo/Comunicação Social pela Universidade Veiga de Almeida. Tem com experiência em mídias sociais, rádio e televisão. Tem passagens por G1 e Inter TV RJ (afiliada da Globo). Amante dos esportes, principalmente do futebol, atua na área desde 2017 e já fez parte da cobertura de competições como Copa América, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Estaduais, entre outras.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

Créditos: Unsplash

O ingrediente que fazia parte da cozinha dos avós pode ajudar a preservar a pele e as articulações

20/07/2026
Créditos: Lyon Santos / MDS

Quem recebe Bolsa Família pode reduzir o valor de contas a pagar

23/06/2026
Créditos: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Horário de Inverno volta a ser adotado e mudança já vale para 2026 em países sul-americanos

23/06/2026
Bolsa Família

Nova regra afeta milhões de beneficiários do Bolsa Família em junho

23/06/2026
Créditos: Jocelyn Morales / Unsplash

Qual a verdadeira função do creme Nivea da lata vermelha

23/06/2026
  • About
  • Advertise
  • Privacy & Policy
  • Contact

Correio do Estado Mix

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas Notícias
  • Cidades
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Correio B
  • Opinião
  • Classificados

Correio do Estado Mix