CORREIO DO ESTADO
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas Notícias
  • Cidades
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Correio B
  • Opinião
  • Classificados
  • Últimas Notícias
  • Cidades
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Correio B
  • Opinião
  • Classificados
Sem resultados
Ver todos os resultados
CORREIO DO ESTADO
Sem resultados
Ver todos os resultados

Empresa mais valiosa do mundo se prepara para investir na América do Sul

Por Isabela Oliveira
11/09/2025
Créditos: Freepik

Créditos: Freepik

A IA (inteligência artificial) se tornou uma base estratégica do avanço econômico e tecnológico mundial, porém seu desenvolvimento está dependendo de um recurso ainda concentrado: o poder computacional.

Para a Nvidia, assegurar o avanço em IA, isto é, a habilidade de desenvolver e usar a tecnologia sem ficar dependente da infraestrutura estrangeira, é fundamental para que países garantam sua autonomia digital.

De acordo com um estudo da Universidade de Oxford, somente 32 países tem data centers em tamanho suficiente para conseguir criar projetos avançados de IA.

Hoje em dia, 90% desses datas centers estão nos Estados Unidos ou na China, levantando a necessidade de investir em infraestrutura local para ter um equilíbrio no acesso a essa tecnologia.

O diretor da Nvidia na América Latina, Marcio Aguiar, faz uma comparação entre o poder computacional a recursos estratégicos, por exemplo, a água ou a energia.

“Quem controla esse recurso define onde a IA é treinada, sob quais leis, línguas e interesses”, afirma Aguiar.

Ele enfatiza que o investimento em data centers locais proporciona um retorno direto para o ecossistema tecnológico de cada nação.

Investimento do Brasil para as IAs

No Brasil, o Plano Nacional de IA estima cerca de R$ 20 bilhões em investimentos até 2030, porém é preciso ter rapidez na execução e utilizar as vantagens como energia renovável e território expansivo para liderar a América Latina como polo computacional.

México e Chile também são destaque: o primeiro vai atrair os investimentos por causa do posicionamento geográfico; o segundo, devido a sua matriz energética limpa e estabilidade regulatória.

A Nvidia sustenta a defesa das políticas públicas e parcerias comerciais que proporcionam a circulação mundial da sua tecnologia, sem barreiras que só favorecem as grandes potências.

Para a companhia, é essencial evitar a exclusão digital, onde somente algumas nações possuem o controle sobre a IA e seus impactos econômicos, sociais e culturais.

“A IA não pode ser monopólio de poucos. Ela precisa nascer em diversos contextos para beneficiar o mundo todo. Isso não é apenas tecnologia — é sobre o futuro das nações”, finaliza Aguiar.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista, adora escrever sobre os mais variados assuntos. É fã de música, política e entretenimento.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

Créditos: Unsplash

O ingrediente que fazia parte da cozinha dos avós pode ajudar a preservar a pele e as articulações

20/07/2026
Créditos: Lyon Santos / MDS

Quem recebe Bolsa Família pode reduzir o valor de contas a pagar

23/06/2026
Créditos: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Horário de Inverno volta a ser adotado e mudança já vale para 2026 em países sul-americanos

23/06/2026
Bolsa Família

Nova regra afeta milhões de beneficiários do Bolsa Família em junho

23/06/2026
Créditos: Jocelyn Morales / Unsplash

Qual a verdadeira função do creme Nivea da lata vermelha

23/06/2026
  • About
  • Advertise
  • Privacy & Policy
  • Contact

Correio do Estado Mix

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas Notícias
  • Cidades
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Correio B
  • Opinião
  • Classificados

Correio do Estado Mix