Imponente por sua estrutura e tamanho, a Ponte Presidente Costa e Silva, mais conhecida como Rio-Niterói, se destaca com impressionantes 13.290 metros de extensão. Estimando cerca de 150 mil veículos transitando diariamente, a obra em solo fluminense deixa a maior ponte de São Paulo, a Engenheiro Gilberto Paim Pamplona, a ver navios.
Localizada na Rodovia Dr. Mário Gentil (SP-333), entre Novo Horizonte e Pongaí, a estrutura paulista apresenta apenas 2.416 metros e é atualmente a maior ponte do estado. Para fins comparativos, a obra do estado de São Paulo ocupa a 9ª posição em termos de cumprimento. Por sua vez, o projeto arquitetônico do Rio de Janeiro encabeça a lista, sem indícios de que será ultrapassado.

Apesar da diferença exagerada de extensão, as duas pontes são de extrema importância para a rotina dos trabalhadores, turistas e transportadores. Enquanto a Pamplona é estratégica para a logística e o transporte de passageiros, conectando cidades do interior de São Paulo, a Rio-Niterói interliga as duas cidades e se destaca pelo transporte da região sudeste.
Confira quais são as maiores pontes do Brasil:
- 1º lugar: Ponte Rio-Niterói – 13.290 metros;
- 2º lugar: Ponte Rodoferroviária do Rio Paraná – 3.700 metros;
- 3º lugar: Ponte Ayrton Senna – 3.607 metros;
- 4º lugar: Ponte do Rio Negro – 3.595 metros;
- 5º lugar: Terceira Ponte – 3.330 metros;
- 6º lugar: Ponte Anita Garibaldi – 2.815 metros;
- 7º lugar: Ponte Newton Navarro – 2.713 metros;
- 8º lugar: Ponte Hélio Serejo – 2.550 metros;
- 9º lugar: Ponte Engenheiro Gilberto Paim Pamplona – 2.416 metros;
- 10º lugar: Ponte Mista de Marabá – 2.340 metros.
Ponte de São Paulo inicia reformas
A fim de comportar melhor o tráfego de veículos, as obras de duplicação da Ponte Engenheiro Gilberto Paim-Pamplona foram iniciadas. De acordo com informações governamentais, a empreitada recebeu um investimento de R$ 350 milhões, com a previsão de entrega estimada para o segundo semestre de 2026.
“A gente ainda tem que passar por todas as aprovações, seja de meio ambiente, seja com o departamento hidroviário, porque a gente está aqui na hidrovia Tietê-Paraná. É um trabalho complexo, mas necessário e fundamental para que a gente comece a obra da melhor maneira possível e chegue até o final”, explicou Paulo Negreiros, diretor de engenharia da concessionária responsável à TV TEM.
Sobretudo, a duplicação faz parte do contrato de concessão da rodovia assinado pelo governo do estado de São Paulo em 2017. Em suma, cerca de 130 funcionários trabalham no projeto, que tem o objetivo de melhorar a fluidez do tráfego e garantir mais segurança na travessia do Rio Tietê.





