A ofensiva dos Estados Unidos da América (EUA) para combater o narcotráfico pelos oceanos continuam a todo vapor. Segundo as informações, o Comando Sul do país já causou a morte de 115 pessoas em 35 ataques desde o início de setembro. Desta vez, porém, não houve revelação do local onde ocorreu a operação.
Os EUA estão ampliando a presença no Oceano Pacífico Oriental e no Mar do Caribe nos últimos meses. As decisões de Donald Trump levantam preocupação na Venezuela, que está sob o regime de Nicolás Maduro e já se prepara de olho em uma invasão do país norte-americano.
Sobre o ataque da última quarta-feira de 2025, os EUA acertaram duas embarcações do narcotráfico e mataram cinco pessoas. Um dia antes, tiveram como alvo três embarcações e levaram três cinco pessoas a óbito. A orientação para as operações veio do secretário de Guerra, Pete Hegseth.
As ações do Comando Sul dos EUA recebem críticas por serem consideradas execuções extrajudiciais com possível enquadramento em crimes de guerra. Por enquanto, porém, ainda não há manifestações oficiais de organizações supranacionais para paralisar as operações ou aplicar sanções ao país. Os principais alvos são narcotraficantes de barcos que saem da Venezuela e da Colômbia.
Dados do narcotráfico nos EUA
A Organização das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (ONUDC) publicou o “Relatório Mundial sobre Drogas de 2024” em outubro deste ano com Dados sobre o volume anual das atividades de lavagem de dinheiro. Os EUA aparecem no topo do ranking em relação à atividade com receitas do narcotráfico.
Segundo o “Relatório Mundial sobre Drogas de 2024”, entre de 20% a 30% dos ganhos ilícitos em todo o mundo são lavados nos EUA e estão diretamente relacionados ao narcotráfico.





