Consolidado no ramo do entretenimento, especialmente por ter se consagrado como apresentador do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), Carlos Roberto Massa, conhecido como Ratinho, expandiu sua fortuna com um outro negócio. Reconhecendo a importância do agronegócio para o país, o jornalista investiu parte do seu dinheiro na compra de fazendas para introduzir 50 mil cabeças de gado.
De acordo com apurações do portal CompreRural, o veterano é proprietário de 19 fazendas distribuídas entre os estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e Acre. Contabilizando os investimentos depositados, são milhares de cabeças de gado espalhadas pelas propriedades, que também são utilizadas para a lavoura de café, soja e milho.

Esse pensamento visionário mostrou a versatilidade do apresentador, que, além de ser responsável por aumentar a audiência do SBT, também constrói, simultaneamente, uma estrutura agropecuária de grande escala. O lado positivo de sua atuação é que as propriedades focam na produção, mas priorizam a preservação ambiental.
Expansão para além do Brasil
Buscando colocar seu nome no ramo do agronegócio, Ratinho optou por construir um caminho audacioso. Além de suas fazendas no Brasil, ele adquiriu propriedades no Paraguai, onde também investe na produção agrícola. Ao ser questionado sobre a motivação por detrás do interesse no país vizinho, confirmou que impostos são significativamente menores, tornando o ambiente mais atrativo para os negócios.
“Sou apaixonado pelo Brasil, vou continuar trabalhando no SBT até quando o SBT quiser. No Paraguai, eu só fui comprar terra. Tem mais vantagens comprar terra no Paraguai do que no Brasil hoje. É só por uma questão de negócios. Evidentemente, para ter terra no Paraguai, tem que ser cidadão paraguaio, tem que ter residência, como o Green Card nos Estados Unidos”, esclareceu o apresentador sobre a mudança de ares.
Prestígio de algumas das fazendas do jornalista
Uma das principais propriedades do apresentador é a Fazenda Ubatuba, localizada em Apucarana, no norte do Paraná. Comprado no ano de 2004, por aproximadamente R$ 9 milhões, o terreno possui cerca de 1.100 hectares e mantém produção intensiva de café, além de lavouras de soja e milho. Outra área relevante é a Fazenda Costa Rica (PR), em que parte significativa é mantida como mata nativa preservada, funcionando como exemplo de coexistência entre produção agropecuária e conservação ambiental.
No estado do Acre, o contratado do SBT possui duas propriedades localizadas na região de Tarauacá. A maior delas possui cerca de 150 mil hectares, enquanto a segunda soma aproximadamente 40 mil hectares, totalizando entre 175 mil e 200 mil hectares. Em resumo, os terrenos são predominantemente cobertos por floresta e possuem autorização legal para exploração madeireira dentro dos limites estabelecidos pela legislação ambiental.





