De acordo com o jornalista Gabriel Vaquer, da “Folha de São Paulo”, o renomado narrador Galvão Bueno assinou acordo para transmitir alguns jogos da Copa do Mundo de 2026 no SBT. Para se juntar a um dos locutores mais emblemáticos da televisão brasileira, nomes como os de Falcão, Casagrande, Sandro Meira Ricci (Arnaldo está aposentado) e Mauro Naves estão sendo cotados.
Apesar de a Rede Globo possuir os direitos de transmissão de 52 partidas do mundial de seleções, o Sistema Brasileiro de Televisão será uma opção para os telespectadores, segundo o colunista Flávio Ricco. Com o objetivo de atrair nova audiência, a emissora fundada pelo saudoso Silvio Santos encurtou os diálogos com o dono de memoráveis bordões.

O detalhe curioso é que a parceria teria sido fechada mesmo com Galvão estando com vínculo em vigência com a Band e Amazon Prime Video. Ainda de acordo com a apuração, Bueno assumirá os jogos da Seleção Brasileira e duelos importantes, como a final. Em contrapartida, Tiago Leifert, titular das transmissões do canal paulista, será responsável por programas especiais, além de trabalhar em demais embates do torneio.
Depois de anunciar sua aposentadoria das transmissões em 2022, ao final do Mundial do Catar, o ex-Globo se afastou dos projetos para priorizar a saúde. No entanto, com o prestígio acumulado ao longo de décadas de carreira, não viu outra solução a não ser voltar ao protagonismo. Na atual temporada, assumiu o próprio programa na Band, o “Galvão e Amigos” e, na Amazon, voltou a dar voz à emoção em jogos de futebol.
Galvão Bueno alfineta Globo
Recentemente, a maior emissora do Brasil anunciou seu novo projeto digital, nomeado de “GE TV”. Embora tenha reunido milhões de telespectadores no YouTube em suas primeiras transmissões, a empreitada não deixou de gerar retaliações. Durante o último jogo da Seleção Brasileira nas Eliminatórias da Copa do Mundo, os jornalistas não viajaram à Bolívia, tendo feito a cobertura em um estúdio da Globo.
Um outro problema foi que os jornalistas do SporTV também não foram escalados para estar na altitude, levantando questionamentos de todos os lados, inclusive de Galvão Bueno. Por meio de suas redes sociais, o ícone da comunicação lamentou a falta de oportunidade entregue a seus ex-companheiros, que ficaram de fora de um jogo histórico para a Bolívia.
“Eu lamento por companheiros meus, amigos queridos e ótimos profissionais, lamento, vai dar confusão o que eu vou falar, mas vou falar… lamento pela burocracia da Globo, de ter a transmissão da Globo e do SporTV feita de estúdio. É preciso ir lá para sentir, sentir o drama, na hora de se gritar um gol, na hora de se falar mais forte”, disse Bueno.





