Depois de ter se consolidado no mercado automobilístico, a BYD decidiu expandir ainda mais seu nome no mercado brasileiro ao disponibilizar projeto para a imersão de trens elétricos destinados à Linha 17-Ouro, do monotrilho de São Paulo. A empresa chinesa encaminhou as cinco primeiras unidades para integrar a malha ferroviária, mas a previsão para a inauguração ainda não foi definida.
Com o objetivo de revolucionar o tráfego na capital paulista, o governador de São Paulo, Tarcísio Freitas, comemorou o acordo fechado com a BYD. Além do aumento do número de trens para a locomoção dos moradores e turistas, a redução da emissão de gases poluentes foi outro fator destacado após a assinatura do contrato.

“Hoje é um dia muito feliz para o Estado de São Paulo, que dá mais um passo importante na mobilidade urbana. Esse é o primeiro de 14 trens e é a melhor sinalização que a gente pode dar de que a esperança voltou, que a obra vai se tornar realidade”, afirmou o político, que deve ser lançado para concorrer à presidência do Brasil em 2026.
Não há uma data precisa para que os trens elétricos comecem a operar, mas o prazo final foi instituído até 2026. É válido destacar que a BYD chegou em território brasileiro no ano de 2015, com a produção de ônibus elétricos e posteriormente se consolidou com a disponibilização de carros. Seu objetivo é auxiliar a mobilidade urbana sem prejudicar o meio ambiente.
Detalhes sobre os novos metrôs de São Paulo
Para uma melhor compreensão, os novos compartimentos a serem disponibilizados na capital paulista terão cinco carros interligados, ambos contando com sistema de ar-condicionado, iluminação LED, câmeras de vigilância e sistema de comunicação audiovisual. De acordo com a empresa chinesa, os veículos possuem quatro portas de 1,6 metros de largura, auxiliando na acessibilidade e facilitando o acesso das pessoas.
Em seu interior, as baterias de tração funcionam como fonte de energia reserva, garantindo que o trem chegue à próxima estação em caso de interrupção no fornecimento de energia. Esse mecanismo prioriza a segurança dos passageiros, além de contar com a utilização de vigas de concreto de 800 mm de largura como base.





