CORREIO DO ESTADO
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas Notícias
  • Cidades
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Correio B
  • Opinião
  • Classificados
  • Últimas Notícias
  • Cidades
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Correio B
  • Opinião
  • Classificados
Sem resultados
Ver todos os resultados
CORREIO DO ESTADO
Sem resultados
Ver todos os resultados

Governo anuncia o desligamento de sinal de TV que milhões de brasileiros usavam

Por Juan Rodriguez
12/03/2026
Créditos: Valter Campanato/Agência Brasil

Créditos: Valter Campanato/Agência Brasil

Após anos de transição tecnológica, o Brasil concluiu oficialmente o processo de desligamento do sinal da TV analógica. O anúncio foi feito pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), marcando o encerramento de uma etapa importante na modernização das comunicações no país. Com a mudança, a televisão aberta passa a operar exclusivamente com sinal digital.

A coordenação do processo ficou a cargo do Grupo de Implementação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV, responsável por conduzir a reorganização do sistema de radiodifusão. A etapa final foi concluída em dezembro de 2025, depois de anos de implantação gradual da tecnologia digital em todo o território nacional.

Créditos: Divulgação/EAF

“O desligamento da TV analógica marca um avanço importante para o Brasil. Além de levar mais qualidade de imagem e som para milhões de brasileiros com a TV digital, essa transição também permitiu liberar espectro para ampliar a cobertura da internet móvel 4G, fortalecendo a conectividade e a inclusão digital em todo o país”, disse o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.

Sinal da TV analógica chega ao fim no Brasil

De acordo com o presidente do Gired, Octavio Penna Pieranti, mais de 14 mil canais analógicos foram desligados e cerca de 20 mil canais digitais passaram a integrar o plano de radiodifusão do país. Além disso, mais de 14 milhões de kits de recepção digital foram distribuídos gratuitamente a famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único, o CadÚnico, garantindo que essas pessoas continuassem tendo acesso à TV aberta.

A reorganização também abriu caminho para novos investimentos. Parte dos recursos remanescentes do processo, estimados em cerca de R$ 500 milhões, será direcionada a projetos de telecomunicações e radiodifusão, incluindo iniciativas como TV 3.0, Digitaliza Brasil e Brasil Digital, que buscam ampliar o acesso à informação e fortalecer a conectividade em todo o país.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Juan Rodriguez

Juan Rodriguez

Natural do Rio de Janeiro, formado em Jornalismo/Comunicação Social pela Universidade Veiga de Almeida. Tem com experiência em mídias sociais, rádio e televisão. Tem passagens por G1 e Inter TV RJ (afiliada da Globo). Amante dos esportes, principalmente do futebol, atua na área desde 2017 e já fez parte da cobertura de competições como Copa América, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Estaduais, entre outras.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

Créditos: Paulo Pinto/Agência Brasil

Globo vai transmitir jogo da Copa do Mundo ou terá Sessão da Tarde nesta sexta-feira (12)?

12/06/2026
Créditos: Ze Paulo Galveias / Unsplash

Espécie encontrada em Fernando de Noronha é considerada exclusiva do arquipélago

12/06/2026
Créditos: Rovena Rosa / Agência Brasil

Mães com filhos de 0 a 6 anos incompletos recebem R$ 150 a mais do Bolsa Família em junho

12/06/2026
Créditos: Divulgação/Nike

Veterano da Seleção Brasileira precisou de escolta policial após conflito

12/06/2026
Créditos: Joédson Alves/Agência Brasil

Recado indispensável para brasileiros com pedidos na fila do INSS

12/06/2026
  • About
  • Advertise
  • Privacy & Policy
  • Contact

Correio do Estado Mix

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas Notícias
  • Cidades
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Correio B
  • Opinião
  • Classificados

Correio do Estado Mix