O mercado de SUVs compactos e médios no Brasil terá uma novidade importante em 2026. A Hyundai confirmou que o Creta passará a contar com o motor 1.6 TGDI flex, ampliando a gama de versões e colocando o modelo em disputa direta com concorrentes como Volkswagen T-Cross e Honda HR-V.
Atualmente, a linha do Creta combina opções de motores 1.0 turbo flex e 1.6 turbo a gasolina, mas ainda não oferecia a configuração bicombustível para o conjunto mais potente.

Atualização mecânica para versões de topo
Na versão Ultimate, o Creta já utiliza o motor 1.6 turbo a gasolina com 193 cv, torque de 27 kgfm e câmbio automatizado de dupla embreagem de sete marchas. Essa configuração garante aceleração de 0 a 100 km/h em 7,8 segundos e velocidade máxima de 210 km/h.
Com a chegada do motor flex, a expectativa é que o desempenho seja mantido ou até mesmo ampliado quando abastecido com etanol, embora os dados oficiais ainda não tenham sido divulgados. Segundo a Fenabrave, apenas em 2024, o SUV da Hyundai registrou mais de 60 mil unidades vendidas, garantindo presença entre os mais emplacados do segmento.
A N Line, que hoje utiliza apenas o motor 1.0 turbo flex de até 120 cv, passará a contar também com o 1.6 TGDI flex. A mudança deve ampliar o apelo da versão, unindo o visual esportivo característico da linha a um conjunto mecânico mais robusto.
Além do novo motor, o Creta segue com porte competitivo no segmento de SUVs médios. Com 4,33 m de comprimento, 1,79 m de largura, 1,63 m de altura e entre-eixos de 2,61 m, o modelo oferece porta-malas de 422 litros, equilibrando espaço interno e praticidade.





