O surgimento da Inteligência Artificial abriu caminhos que dificilmente serão fechados, o que liga o sinal de alerta de várias profissões. Recentemente, a empresa Guess descartou modelos vivos para divulgar a nova coleção de roupas com o uso de avatares, ou seja, personagens fictícios criados por computação.
Diante da modelo gerada por Inteligência Artificial, várias pessoas questionaram a banalização da profissão. A princípio, além de imergir na tendência do momento, a Guess cortou custos, tendo em vista que fechar parceria com uma modelo de verdade acarretaria em cifras elevadas. Porém, a brasileira Karoline Vitto não aprovou a medida adotada pela empresa norte-americana.
“A IA veio para facilitar, mas ninguém quer ser substituído, existem maneiras onde a tecnologia é muito eficiente. Na organização, produção e gerenciamento de um shooting, mas em relação ao criativo, nada substitui o momento da foto em que você tem uma sinergia entre pessoas e acaba colhendo resultados que saem exatamente dessa interação”, explicou a modelo.
Modelos não serão os únicos prejudicados com a Inteligência Artifical
De modo geral, a produção pode custar menos que contratar uma pessoa para desfilar ou pousar com as vestimentas, mas não há como comparar a explosão depositada por um modelo na passarela com um desenho artificial. A questão vai além quando nos deparamos com a padronização dos personagens criados, sempre projetando corpos ideais e pele perfeita, o que não é possível na vida real.
“A IA será fundamental para a gestão de novos negócios em diversas áreas de forma positiva. Na área de imagem, algumas marcas vão investir em artistas incríveis que usam a Inteligência Artificial para produzir novas possibilidades. Outras marcas vão apenas substituir um fotógrafo experiente por um novato baratinho, e em seguida, por uma agência especializada em IA — e, depois, por qualquer um que crie uma imagem por alguns centavos”, contextualiza Olivia Merquior, CEO na IARA, gestora de projetos de tecnologia e inovação para moda, beleza e cultura.





