CORREIO DO ESTADO
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas Notícias
  • Cidades
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Correio B
  • Opinião
  • Classificados
  • Últimas Notícias
  • Cidades
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Correio B
  • Opinião
  • Classificados
Sem resultados
Ver todos os resultados
CORREIO DO ESTADO
Sem resultados
Ver todos os resultados

Já está confirmado que Lula não vai deixar o Palácio do Planalto dia 1º de janeiro

Por Juan Rodriguez
12/03/2026

A posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no dia 1º de janeiro de 2023, seguiu uma tradição adotada no Brasil desde o fim da década de 1980. No entanto, essa regra já tem data para mudar. A partir de 2027, os presidentes eleitos deixarão de assumir o cargo no primeiro dia do ano, após a aprovação de uma emenda constitucional pelo Congresso Nacional do Brasil que altera o calendário das cerimônias de posse.

Pelas novas regras, o presidente da República passará a tomar posse no dia 5 de janeiro, enquanto os governadores eleitos assumirão os cargos no dia 6 de janeiro. Desde a promulgação da Constituição de 1988, as posses presidenciais eram realizadas sempre em 1º de janeiro, logo após a virada do ano.

Créditos: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Um dos principais motivos para a mudança tem relação com as diplomacia internacional. O primeiro dia do ano costuma ser usado para compromissos oficiais em vários países, o que dificulta a presença de chefes de Estado e representantes estrangeiros nas cerimônias brasileiras. A alteração no calendário busca justamente facilitar a participação de delegações internacionais no evento.

Mudança escolar

Decreto nas escolas 📚

Argentina remove 2 matérias obrigatórias
Entenda mudança
X

Decreto nas escolas 📚

Entenda mudança

Lula vai concorrer mais uma vez às eleições presidenciais

A história das posses presidenciais no Brasil, no entanto, já teve diversas datas diferentes. O primeiro presidente a assumir no dia 1º de janeiro foi Fernando Henrique Cardoso. Antes disso, por exemplo, Fernando Collor de Mello, eleito após o período da ditadura militar, tomou posse em 15 de março de 1990, seguindo a regra que estava em vigor naquele momento.

Desde a Constituição de 1988 até o atual governo, o país registrou oito cerimônias de posse presidencial. Com a mudança aprovada pelo Congresso, o calendário político brasileiro passará por uma nova adaptação a partir das eleições deste ano, quando Lula tentará a reeleição.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Juan Rodriguez

Juan Rodriguez

Natural do Rio de Janeiro, formado em Jornalismo/Comunicação Social pela Universidade Veiga de Almeida. Tem com experiência em mídias sociais, rádio e televisão. Tem passagens por G1 e Inter TV RJ (afiliada da Globo). Amante dos esportes, principalmente do futebol, atua na área desde 2017 e já fez parte da cobertura de competições como Copa América, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Estaduais, entre outras.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

Créditos: Paulo Pinto/Agência Brasil

Globo vai transmitir jogo da Copa do Mundo ou terá Sessão da Tarde nesta sexta-feira (12)?

12/06/2026
Créditos: Ze Paulo Galveias / Unsplash

Espécie encontrada em Fernando de Noronha é considerada exclusiva do arquipélago

12/06/2026
Créditos: Rovena Rosa / Agência Brasil

Mães com filhos de 0 a 6 anos incompletos recebem R$ 150 a mais do Bolsa Família em junho

12/06/2026
Créditos: Divulgação/Nike

Veterano da Seleção Brasileira precisou de escolta policial após conflito

12/06/2026
Créditos: Joédson Alves/Agência Brasil

Recado indispensável para brasileiros com pedidos na fila do INSS

12/06/2026
  • About
  • Advertise
  • Privacy & Policy
  • Contact

Correio do Estado Mix

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas Notícias
  • Cidades
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Correio B
  • Opinião
  • Classificados

Correio do Estado Mix