Prestigiada no México por liderar o cenário de bebidas e varejo, a Femsa Comercio ganhou popularidade internacional por ser a maior engarrafadora independente de produtos Coca-Cola no mundo, além de operadora da rede Oxxo. Visando expandir as operações no Brasil, o empreendimento focado em conveniência deseja abrir novas unidades nos próximos anos.
Presente no território brasileiro desde 2020, a Oxxo viu sua distribuição diminuir devido ao processo de separação dos sócios. Com a quebra de parceria nos bastidores, a Raízen encerrou o elo com a rede de conveniência, deixando as operações unicamente nas mãos da Femsa. Sob a gestão atual, o planejamento é inaugurar mais 100 lojas no Brasil somente em 2026.

De acordo com a multinacional, ao final da temporada passada, a Oxxo apresentava 607 lojas espalhadas por 24 cidades do Estado de São Paulo. Embora a atuação esteja resumida à região Sudeste, a estimativa dos representantes é de abrir as portas das unidades a cada dia, devendo atingir a meta de 1 mil estabelecimentos.
“Não temos um número exato preciso de quantas lojas precisamos ter para um breakeven, mas provavelmente seja em torno de 1 mil lojas… Nos deu [Raízen] um tipo de ‘treinamento’ sobre como construir, obter licenças e essas coisas. Mas agora estamos muito empolgados porque estamos prontos para seguir sozinhos, e o potencial que enxergamos ainda é enorme”, revelou o CEO, Jose Garza-Lagüera.
Sinal de alerta ligado
Apesar de os planos audaciosos ganharem uma dinâmica precisa na economia brasileira, a realidade mostra números nada interessantes. De acordo com o portal InvestNews, o Grupo Nós, joint venture entre a Raízen e a Femsa Comercio, acumulou prejuízo líquido de R$ 165,7 milhões no exercício 2022-2023, o mais recente divulgado pela companhia.
Nesse contexto, a empresa afirma que indicadores operacionais como rotatividade, custos de contratar e demitir vêm melhorando “de forma dramática” mês a mês. Para voltar a atingir números elevados, a empresa planeja contar com apenas sete funcionários por loja. Em paralelo, está testando no Brasil serviços como cartões-presente para jogos e outros varejistas, a fim de ampliar a proposta de valor.





