Com as explorações de minas de cristais ganhando peso ainda maior no Brasil, algumas cidades passaram a ser alvos de escavações rotineiras. Localizada no interior de Goiás, a cidade de Cristalina é amplamente reconhecida por abrigar a maior reserva de cristais lemurianos do mundo.
A título de curiosidade, o município o Centro-Oeste brasileiro tem sua economia historicamente ligada à mineração desde o século XVIII, quando bandeirantes, que buscavam ouro, descobriram os valiosos cristais. Como resultado do aumentos das minas, as ações econômicas e turísticas enriquecerem a região com apenas 5% da reserva explorada até o momento.
Embora o Brasil tenha várias minas espalhadas por seu território, a presente em Cristalina entrou no centro das atenções por sua raridade. Isso porque os cristais lemurianos apresentam propriedades terapêuticas, utilizadas em joias decorativas e terapias alternativas. Para se ter uma noção, vários turistas viajam apenas para visitar a cidade em busca da experiência singular de encontrar seus próprios cristais.
Ainda que sua atividade seja questionada, Cristalina permite que os visitantes possam garimpar, levando consigo todo o material encontrado na empreitada. Mesmo apresentando riquezas naturais como cachoeiras e montanhas, historicamente a cidade é conhecida por exportar as pedras encontradas nas minas para centros renomados como Idar-Oberstein, na Alemanha, e Verona, na Itália.
Mina garante cifras astronômica
A extração mineral e o turismo voltado para os cristais representam entre 5% e 10% do Produto Interno Bruto (PIB) de Cristalina. Nesse ínterim, o município localizado em Goiás se sobressai por combinar uma economia diversificada com um vasto patrimônio natural, tornando-se um destino turístico de importância mineral.
Confira algumas das minas mais famosas do Brasil:
- Minas da Paisagem (Ouro Preto)
- Minas de Chico Rei (Outro Preto)
- Minas do Palácio Velho (Ouro Preto)
- Mina de Ouro Jeje (Mariana)
- Mina do Bijoca (Ouro Preto).





