O inverno surpreendeu a todos os brasileiros neste ano, principalmente com a quinta onda de frio chegando ao país nesta sexta-feira (8). De acordo com meteorologistas, alguns estados serão acometidos com temperatura reduzindo 5 °C ou mais. Entre o rol em questão encontram-se: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul.
Por conta das massas de ar polares que vêm da Argentina, as temperaturas devem cair drasticamente no Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A título de curiosidade, será possível verificar mais dias consecutivos com mínima e máximas baixas no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, se estendendo até o dia 13 de agosto.
A fim de fazer com que a população ligue o sinal de alerta, o Climatempo detalhou quais regiões serão afetadas pela mudança de temperatura. Em resumo, fazem parte da lista grande parte do Sul, com exceção do extremo sul e região do litoral do Rio Grande do Sul. No mais, aparecem São Paulo, sul e Triângulo de Minas Gerais, sul do Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, sul do Mato Grosso e extremo sul de Goiás.
Brasil se atenta a possíveis geadas
Diante do cenário atual e as rajadas de ventos constantes, meteorologistas acreditam na possibilidade do Brasil ser acometido por geadas. Contudo, a tendência é que o fenômeno da natureza seja mais evidente no sul e no Mato Grosso do Sul. Por outro lado, as seguintes cidades de São Paulo podem se deparar com o problema:
- Região de Piracicaba
- Tatuí
- Rio Claro
- Serra Negra
- Botucatu
- Boituva.





